Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Yoga no Treino

Por Gerson D’Addio

O Yoga pode ser um coadjuvante importante no treino de futebolistas, pois auxilia na concentração, no ganho de flexibilidade, de equilíbrio e um pouco no próprio condicionamento aeróbio.

A prática de Yoga pode ajudar o jogador a estar preparado nos seguintes aspectos necessários para esse esporte:

- Ter um bom condicionamento aeróbio, o que confere resistência e evita fadiga, hipersolicitação ou súbitas alterações cardiovasculares.

- Ter seus grupos musculares mais importantes fortalecidos, principalmente de membros inferiores, o que previne lesões articulares e auxilia o rendimento.

- Ter boa flexibilidade muscular, também com ênfase em membros inferiores, o que previne lesões musculares e permite movimentos mais amplos e econômicos.

Porém, os futebolistas não devem exigir amplitudes extremas em articulações estabilizadoras, tais como joelhos e tornozelos, que estão sujeitas a sobrecargas e movimentos súbitos e imprevistos em situações de jogo, sendo comumente lesionados.

Assim, sugiro que evitem as posturas meditativas que exigem "inversões" nos tornozelos ou forcem os joelhos, tais como a postura de lótus (padmasana). Outros asanas devem ser evitados, ou ao menos feitos com cuidados redobrados, tais como a postura do herói ou raio deitado (suptavirasana ou supta vajrasana).

Além da necessidade de evitar amplitudes de movimento excessivas em algumas articulações, também ressalto a necessidade de utilizar-se de outros sistemas para um trabalho de velocidade e de fortalecimento mais eficaz.


Gerson D'Addio da Silva é comunicador social e educador físico formado pela USP, pratica Yoga há 19 anos e leciona há 14. Formado em Yoga pela UniFMU e Kaivalyadhama Institute de Lonavla – Índia – é mestre em ciências pela FMUSP. Coordena o curso livre de formação da Humaniversidade e é professor no Colégio Marista Arquidiocesano e em vários cursos na área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário