Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Vrksasana - Como praticar

Quando Usar
Por Analu Matsubara

O vrksasana é uma postura de equilíbrio que desafia nossa atenção e nosso poder de foco. As posturas de equilíbrio exigem uma habilidade de introspecção física e mental, de maneira a minimizar as nuances de movimentos que surgem no exercício da permanência. Vrksasana pode e deve seu usado entre as posturas em pé, especialmente para acalmar o alvoroço de uma aula em grupo. Essa postura traz a perfeita tradução do jargão "raízes e asas": a partir da perna de base (uma boa raiz) podemos evoluir na postura ascendendo com o tronco e expandindo o tórax para as laterais (as asas).

Para Preparar
Por Greta Hill

Experimente praticar essas posturas antes de fazer o vrksasana completo:

1) Baddha konasana (postura do ângulo entrelaçado)
Sentado, com as pontas dos dedos apoiadas atrás de você, leve o sacro para dentro e para cima, mantendo a coluna alongada. Nessa variação, pressione as solas dos pés juntas enquanto alonga ativamente da pélvis até os joelhos. Continue estendendo as coxas e os joelhos para baixo e para fora. Essa postura ajuda a abrir e prepara o quadril.

2) Urdhva Hastasana (postura dos braços para cima, com os dedos entrelaçados)
Em tadasana (postura da montanha), com os pés afastados na largura do quadril, entrelace os dedos das mãos com os braços estendidos para frente e então os eleve. Mantenha a energia muscular ativa nas pernas enquanto estende da pélvis para cima, pelos braços e mãos. Mantenha os ombros para trás e respire profundamente! Essa postura abre os ombros e o peito enquanto alonga a coluna.

3) Preparação para vrksasana (postura do joelho no peito)
Em tadasana, trabalhe ativamente os músculos dos pés puxando-os na direção da pélvis. Eleve uma perna e segure o joelho com as duas mãos. Ative o pé e mantenha os dedos afastados enquanto eleva o joelho flexionado em direção ao peito. Repita com a outra perna. Essa preparação para vrksasana ajuda a construir coordenação e equilíbrio em preparação para a postura completa.

Analu Matsubara formou-se pelo Studio Surya e é certificada internacionalmente pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute em Puna, Índia. Hoje dá aulas regulares e uma Formação de Professores em Iyengar Yoga. http://tinyurl.com/yhwhmws

Greta Hill é a única professora certificada em Anusara Yoga no Brasil.
Greta ensinou extensamente em Los Angeles, Califórnia, onde foi co-criadora do primeiro programa de formação de professores do estúdio Black Dog Yoga. Seu ensino é fortemente influenciado por seus extensos estudos com seus professor e mentor John Friend. http://www.gretahill.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário