Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Partner Yoga

Por Madu Cabral

A professora carioca radicada em São Paulo, Lygia Lima, sugeriu uma opção mais criativa para celebrar o dia dos namorados: uma aula de Partner Yoga. A aula que surgiu nos Estados Unidos pode ajudar o praticante a evoluir em sua prática pessoal, avançando um pouco em seus limites além de aprofundar o relacionamento. Saiba mais sobre essa prática.

1 – O que Partner Yoga?

É a arte de compartilhar sua prática de Hatha Yoga com outra pessoa, somando forças, consciência e criatividade. Usa as posturas mais clássicas do Hatha Yoga criando um sistema de trações e alavancas onde se consegue mais equilíbrio, alongamento e simetria nas posturas.

2 – Como é a prática?

Começamos com uma meditação, com os parceiros encostados de costas, para sentirem a respiração um do outro e começarem a se conectar. Seguimos com os pranayamas (exercícios respiratórios) para aprofundar a concentração porque a dispersão é mais forte em uma aula como essa. Passamos para as posturas, incluindo alguns vinyasa (fluidez entre uma postura e outra) que criam maior sincronia, não só entre o movimento e a respiração, mas principalmente entre os partners. Desta forma, os praticantes criam um equilíbrio entre o dar e o receber.

3 – Quais os benefícios dessa prática?

Com certeza trabalhamos mais o alongamento do que em aulas comuns, pois com esse sistema de alavancas e trações vamos um pouco além do que iríamos sozinhos. Temos o benefício da troca sem competição entre os praticantes. Dentro do relacionamento uma prática como essa pode trazer maior cumplicidade, entendimento, comunicação e respeito pelos limites do outro e mais diversão. Essa prática pode ser benéfica a todos os tipos de relacionamentos.

Lygia é professora de Vinyasa Flow e editora do blog http://nacaoyoga.blogspot.com/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário