Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Uma Visão Natural da Obesidade

Por Célia Mara

A obesidade tornou-se uma epidemia e é um problema que acontece cada vez mais entre os jovens e crianças. É uma disfunção em que a pessoa acumula gordura com consequente aumento de peso e uma série de sintomas decorrentes deste processo, como fadiga, disfunções cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial, irritabilidade variações de humor, problemas respiratórios entre outros.

Sua principal causa é, sem dúvida, o aumento de ingestão sem o gasto devido, ou seja, as pessoas comem mais do que deveriam e ainda não gastam parte da energia ganha. Pelo contrário, por viverem sedentárias cooperam para o armazenamento de gordura gerando energia estagnada! Além disso, a ansiedade, comer rápido e processos como depressão e tristeza, muitas vezes levam às pessoas ao consumo desenfreado e compulsivo de alimentos como tentativa de anestesiar sua dor, medos ou traumas vividos.

Os principais vilões são:

- O consumo excessivo de alimentos refinados (açúcar, farinha branca, doces no geral, refrigerantes).

- Alteração do pH do sangue causado por predominância de alimentos que geram reação mais ácida e, por consequência, desmineralização no organismo (má assimilação de nutrientes importantes como magnésio, cromo, zinco, cálcio, selênio).

- Falta de alimentos frescos e vivos como hortaliças orgânicas (sem pesticidas), frutas e alimentos integrais.

Entre as causas também devemos citar possíveis disfunções glandulares como hipotireoidismo ou alterações das suprarrenais que podem promover um ganho excessivo de peso. Os corpos das pessoas se organizam para sobreviver ao impacto das emoções, esticando, inchando as células e o corpo assim vai se moldando para dar conta do recado!

Yoga

As técnicas de Yoga podem e ajudam de fato, pois todas as posturas (asanas) promovem uma ativação do metabolismo e cooperam no equilíbrio das nossas glândulas e sistema nervoso. Todas as posturas em pé cooperam muito para o emagrecimento, segundo o mestre Iyengar.

A respiração durante a prática, os exercícios de pranayamas e a meditação possibilitam ao indivíduo não somente o processo de ativação da eliminação das toxinas, mas também promovem um estado de calma e tranquilidade. Como consequência a pessoa diminui o estresse e ansiedade bem como a compulsão por alimentos. Até mesmo uma maior capacidade de escolha e seleção dos alimentos acontece como resultado da ampliação de consciência que o Yoga promove!


Célia Mara é nutricionista, naturopata e iridologista. Atua há mais de 20 anos na área de medicina preventiva e aconselhamento nutricional, com base na medicina chinesa e antropossófica.

Tel.: (11) 3088-3877
E-mail: secretariaceliamara@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário