Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Para Jogadores

Por Madu Cabral

O esporte mais popular do Brasil é unanimidade nas conversas nesses dias de copa. Mas os jogadores de fim de semana, inspirados pelo campeonato mundial, devem tomar cuidado, pois o jogo exige muito preparo físico e consciência corporal para não ir além dos limites.

Veja o que se precisa para ser um jogador seguro nesta entrevista com o professor André Oliveira de Araujo, graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física na Universidade Paulista – Unip.

1. Quais são os músculos que precisam ser fortalecidos para quem joga futebol regularmente? A prática de futebol exige muitos movimentos por parte dos atletas e, para tal, alguns músculos necessitam de uma atenção especial como parte de um programa de treinamento muscular. Entre eles: gastrocnêmico (panturrilha), músculos da coxa, glúteo, costas e abdome.

2. Qual a importância do alongamento nesses casos? Quais músculos devem ser especialmente alongados? O alongamento propicia ao jogador uma melhora na flexibilidade, além de prevenir lesões. Quem joga futebol deve dar especial atenção ao alongamento dos músculos da coxa e panturrilha.

3. Como a prática exercícios respiratórios pode auxiliar o desempenho em campo? Os exercícios respiratórios auxiliam na melhora do nível de Vo2 o que aumenta a capacidade física e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

4. Quais articulações são mais forçadas? As articulações que precisam de mais atenção na prática desse esporte são joelhos e tornozelos.

5. Como proteger essas articulações? É essencial controlar o peso para não sobrecarregar essas articulações, além de fortalecer os músculos que as envolvem. Também é muito importante não realizar movimentos além do limite articular.

6. Quais são as lesões mais comuns em quem joga bola? Fraturas (de ossos dos membros inferiores), entorses, rompimento de ligamentos, inflamações (tendinites por excesso de movimentos repetitivos), estiramento muscular e contratura muscular.


Prof. André Oliveira de Araujo
Graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física na Universidade Paulista – Unip
Contato: andreoliveiraaraujo@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário