Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Óleos Vegetais

Por Marina Lito

O Ayurveda recomenda a utilização de óleos de sementes vegetais para a pele como uma forma de nutrição do corpo e equilíbrio da mente. Sua aplicação no corpo deve ser um hábito regular de saúde. Automassagem é uma prática simples que garante a saúde e beleza da pele, além de ser extremamente terapêutica

Vamos compartilhar a propriedade de cada óleo vegetal para que você possa escolher o ideal para você!

Cuidados na hora de comprar

  • Muitos dos óleos de massagem vendidos possuem óleos minerais que não são absorvidos pela pele, formando uma camada que fecha os poros, evitando a respiração da mesma. Verifique a composição antes de comprar o seu.

  • Os óleos vegetais devem ser prensados a frio para manterem as propriedades medicinais da planta! 
  • Escolha o óleo mais adequado para você! Segundo o Ayurveda, isso depende do seu biótipo (saiba mais AQUI). Com esse teste você pode descobrir o melhor óleo para te ajudar a voltar a um estado de equilíbrio.


Óleo de coco
Doce, refrescante, relativamente leve.
Indicado para (uso na pele): desequilíbrio pitta, por ter propriedades frias. Bom para queimaduras, inflamações, infecções por fungos, porque possui propriedades antissépticas.
O óleo de coco na culinária pode aumentar kapha! Deve ser então cozido com ervas que diminuem esse dosha, como a mostarda e o azeite!
Contraindicado: para desequilíbrio vata, por ser um óleo que esfria o corpo.

Óleo de mostarda
Amargo, picante, forte, morno.
Indicado para (uso na pele): doenças de kapha e vata aumentado, alivia a tensão e rigidez muscular, elimina toxinas, excelente para queda de cabelos.


Óleo de gergelim
É um óleo pesado, amargo, quente, adstringente, que agrava o pitta corporal.
Indicado para (uso na pele): doenças causadas por vata aumentado e kapha aumentado. Casos de inchaço, quadros de dor, alterações musculares, pele seca, envelhecimento precoce, promove a saúde das mamas e da pele, atua rejuvenescendo aumentando a virilidade e vitalidade.
Contraindicado: para desequilíbrio pitta, por ser um óleo quente.

Azeite de oliva
Levemente amargo, amornante.
Indicado para (uso na pele): kapha aumentado, utilizado em casos de reumatismo e artrite.
Misturas: podemos diminuir a sua viscosidade ao misturá-lo com óleo de gergelim, ou torná-lo menos quente ao adicionar óleos refrescantes como a rosa e o sândalo.

Óleo de amêndoa
Doce, pesado, quente.
Indicado para (uso na pele): desordens de kapha
Afirma-se no oriente que se este óleo for colocado no sol por 40 dias em um frasco de vidro cor de laranja, assume propriedades especiais, levando à alegria, dissolvendo ansiedades e purificando o sangue.

Outros óleos
Ghee: utilizado para massagem facial, pois elimina rugas. É excelente quando utilizado na comida para lubrificar as articulações.
Óleo de cravo: auxilia nos problemas dentários e nas micoses de unha.
Óleo de girassol: para pacificar pitta.
Óleo de sândalo: refrescante, auxilia na insônia e dores de cabeça.
Óleo de semente de uva: indicado para bronquite, reumatismo, alterações de pele.

Informações: Abra (Associação Brasileira de Ayurveda)

Marina é estudante e praticante de Yoga e Ayurveda há dois anos. Conheceu essas filosofias em uma viagem a Bali, onde "se encontrou" e resolveu fazer formação de Hatha Yoga e Vedanta na Índia. Hoje se dedica ao aprofundamento nos estudos e práticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário