Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Yoga para Mulheres - Período Menstrual (lua nova no corpo)

Por Fabiana Rodrigues
Veja o vídeo de introdução AQUI.
E mais sobre os períodos em:
período pós menstrual



Início: a partir da primeira gota de sangramento.
Término: 24 horas após a última gota.
O que acontece no corpo: as taxas de estrogênio e progesterona estão em seus níveis mais baixos. É eliminada a camada de endométrio (revestimento interno do útero) preparada para receber o feto que não veio. O que não foi utilizado pelo corpo durante todo o mês é eliminado em forma de toxina pelos rins, fígado, intestinos, pele.
Neste período direcione sua atenção para: interiorizar, descansar, nutrir.
Função dos yogasanas: abrir espaço, relaxar e massagear suavemente o baixo ventre. Restaurar a energia.

Supta badhakonasana (postura reclinada em ângulo fechado) 
Ações: sente-se no chão com o sacro tocando o almofadão. Junte as plantas dos pés e passe um cinto abaixo dos pés, sobre as coxas, e no topo dos glúteos. Apoie as mãos no chão e deite a coluna sobre o almofadão, apoiando o pescoço e a cabeça em um cobertor dobrado. Leve glúteos na direção dos pés, relaxe coxas, virilhas, ombros, peito, braços e mãos. Se sentir tensão nas coxas ou joelhos, apoie um cobertor dobrado sob as coxas. Respire profundamente. Permaneça com os olhos fechados por 5 minutos. Para sair, aproxime os joelhos, tire o cinto, role para o lado direito e levante-se com o apoio das mãos.
Benefícios: alivia cólicas, espasmos e peso no útero. Abre o peito, acalma e clareia a mente.
Cuidado: dor nas costas, aumentar altura do apoio.

Balasana (postura da criança)
Ações: apoie a extremidade de um almofadão sobre o meio de outro. Ajoelhe-se no chão, junte os dedos dos pés e afaste os joelhos. Sente nos calcanhares, apoie o abdômen, alto do peito e a orelha sobre o almofadão. Relaxe braços e ombros, músculos da vagina e abdômen. Respire profundamente. Permaneça com os olhos fechados por 5 minutos. Para sair, use o apoio das mãos ao lado do tronco, leve o queixo no peito e levante-se devagar.
Benefícios: alivia cólica, dor nas costas e tensão muscular.

Settubandha sarvangasana (postura da ponte)
Ações: apoie um almofadão paralelo à parede e outro perpendicular a ele. Sente-se no perpendicular de frente para a parede, apoie as mãos no chão e vá deitando devagar com a coluna sobre o apoio, até chegar com os ombros no chão. Estique as pernas e apoie os pés por inteiro na parede e no almofadão, na largura de seu quadril, apontados para o teto. Descanse ombros, pescoço e cabeça no chão. Relaxe o abdômen, respire profundamente. Permaneça com os olhos fechados por 5 minutos. Para sair, dobre as pernas, apoie os pés no chão, role para o lado direito e levante-se com o apoio das mãos.
Benefícios: alivia irritabilidade, ansiedade, depressão.
Cuidado: se sentir dor nas costas, gire as coxas pra dentro e prenda as canelas com um cinto, na largura do quadril.

Savasana (postura do cadáver)
Ações: deite no chão e alongue braços e pernas, apoiando os joelhos sobre um cobertor enrolado ou almofadão. Apoie todo o pescoço e a cabeça sobre um cobertor dobrado bem baixinho. Vire palmas das mãos pra cima e deixe os ombros descerem para o chão. Expire soltando o corpo todo, principalmente as paredes da vagina, o abdômen, a base das costas, os ombros, pescoço e músculos faciais. Respire profundamente. Permaneça com os olhos fechados por 5 a 10 minutos. Para sair, dobre as pernas, role para o lado direito e levante-se com o apoio das mãos.
Benefícios: alivia fadiga, dor nas costas e cólicas.

Curso relacionado

Yoga para Mulheres - TPM e Período Pós-menstrual

Data: 19/11

Local: Yoga Dham (SP)

Infos: yogadham@yogadham.com.br ou (11) 3875-1079


Fabiana é instrutora de Hatha Yoga, baseada no método Iyengar, tem 34 anos e pratica há 11. Formada em Arquitetura e Urbanismo, se especializou em Design Gráfico. No passado praticou Kundalini Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga. Quando decidiu se aprofundar no método Iyengar Yoga, iniciou sua formação com Kalidas Nuyken e está finalizando a mesma com Sandro Bosco, em São Paulo. Dedica-se aos estudos, cursos, práticas e ensino deste método. Estudou Biopsicologia com a Dra. Susan Andrews, no Instituto Visão Futuro, com foco em processos de auto-realização do ser humano. Com interesse também em ferramentas como psico-geografia, bioenergética e anatomia emocional, desenvolve no momento um projeto de pesquisa sobre a construção da imagem corporal e outros impactos psicológico-comportamentais da prática de Iyengar Yoga em habitantes de centros urbanos contemporâneos. Editora do blog Moksha Yoga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário