Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Yoga para Mulheres - Período pós-menstrual (lua crescente no corpo)

Por Fabiana Rodrigues


Veja o vídeo de introdução AQUI.


 

Início: 24 horas após o término do sangramento.
Término: aproximadamente 5 dias após o término do sangramento.
O que acontece no corpo: o nível de estrogênio começa a subir. O útero, os rins e o fígado estão se recuperando de seu intenso trabalho. Se você não toma anticoncepcionais, um óvulo começa a amadurecer em seus ovários. Seu corpo está se preparando para a ovulação e reprodução.
Neste período, direcione sua atenção para: revigorar, despertar, estimular.
Função dos yogasanas: ajudar na eliminação de toxinas remanescentes, tonificar e nutrir os órgãos envolvidos, revigorar todo o corpo. 

Uttanasana (postura do alongamento intenso para frente - variações)

Ações: junte os pés e distribua o peso por igual nos dois, alongue-se pra cima a partir da parte interna das coxas, e gire-as pra dentro. Deixe pernas e joelhos firmes, erga os braços acima da cabeça, leve a cintura pra cima. Na expiração, flexione o quadril, deixe as pernas em 90º e as costas retas, leve o topo da cabeça paralelo ao chão e apoie as mãos sobre blocos ou cadeira. Permaneça por 30 a 60 segundos. Para sair, mantenha as coxas firmes, leve as mãos no quadril, o peito à frente e levante-se devagar inspirando.
  
Benefícios: pacifica ansiedade e irritação. Tonifica e “levanta” o útero, fígado, baço e rins, que ficaram sobrecarregados durante a menstruação. 

Cuidado: se tiver dor de cabeça, apoie o topodela num bloco ou cadeira.

Janu sirsasana (postura da cabeça no joelho)


Ações: sente-se no chão com as pernas esticadas à frente. Flexione o joelho direito e aproxime o calcanhar da virilha direita. Empurre o joelho direito para trás o máximo possível. Passe um cinto abaixo da bola do pé esquerdo e estique a perna esquerda firme em direção ao chão. Vire o abdômen e alinhe o peito com a perna esquerda. Flexione o quadril para frente e puxe o cinto para trás. Se for possível, segure no pé esquerdo, e leve do púbis ao peito na direção dele. Mantenha a coluna e a cabeça erguidas. Permaneça por 15 a 20 segundos e troque de lado, mantendo o mesmo tempo.


Benefícios: tonifica os órgãos reprodutores e os músculos que os sustentam, a leve torção traz flexibilidade para a coluna vertebral.

Viparita karani (postura com as pernas contra a parede – e ciclo)

Ações: coloque dois cobertores dobrados estreitos a uns 10 cm da parede. Sente-se neles com o quadril tocando a parede e com o apoio das mãos vá se deitando, mantendo os glúteos na parede, suba as pernas e apoie-as na parede. Caso sinta tensão nas pernas ou nas costas, afaste um pouco as nádegas da parede. Deitada, você mantém os glúteos descendo na direção do chão; a base das costas e as costelas no cobertor; os ombros, pescoço e cabeça apoiados no chão. Se houver desconforto no pescoço, coloque um cobertor dobrado sob ele e a cabeça. Gire as palmas das mãos pra cima e relaxe os braços. Permaneça com os olhos fechados por 5 minutos.

Ciclos
Sem mover o tronco, deixe que as pernas se abram para os lados.  Permaneça com os olhos fechados por 3 a 5 minutos.
 Sem mover o tronco, flexione os joelhos e una as plantas dos pés. Permaneça com os olhos fechados por 3 a 5 minutos.

Sem mover o tronco, cruze as canelas próximo aos tornozelos. Permaneça com os olhos fechados por 2 minutos. Troque o cruzar das pernas e permaneça com os olhos fechados por mais 2 minutos.

Sem mover o tronco, escorregue para trás até o quadril chegar ao chão, troque o cruzar das pernas, apoiando-as no cobertor. Permaneça com os olhos fechados por 2 minutos. Troque o cruzar das pernas e permaneça com os olhos fechados por mais 2 minutos.
Para sair da postura, apoie a planta dos pés na parede, traga as coxas no peito, escorregue para trás, gire para o lado direito e levante-se devagar com o apoio das mãos.

Benefícios: acalma os nervos, equilibra o sistema endócrino, alivia fadiga, aumenta o fluxo de sangue na pelve, relaxa completamente o corpo inteiro.

Cuidado: não faça esta postura se estiver menstruada. Se estiver com dor de cabeça relacionada à tensão ou enxaqueca, coloque um apoio sobre a testa durante toda a permanência.

Savasana (postura do cadáver - variação comjoelhos sobre bolster, cabeça no cobertor)


Ações: alongue braços e pernas, apoiando os joelhos sobre um cobertor enrolado. Vire palmas das mãos pra cima. Apoie todo o pescoço e a cabeça sobre um cobertor dobrado bem baixinho. Expire soltando o corpo todo, principalmente as paredes da vagina, o abdômen, a base das costas, os ombros, pescoço, músculos faciais. Respire profundamente. Permaneça com os olhos fechados por 5 a 10 minutos. Para sair, dobre as pernas, role para o lado direito e levante-se com o apoio das mãos.
 
Benefícios: acalma, alivia fadiga, ansiedade. Relaxando profundamente, alivia desconfortos em geral.


Leia sobre as posturas para o período mesntrual AQUI


Fabiana é instrutora de Hatha Yoga, baseada no método Iyengar, tem 34 anos e pratica há 11. Formada em Arquitetura e Urbanismo, se especializou em Design Gráfico. No passado praticou Kundalini Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga. Quando decidiu se aprofundar no método Iyengar Yoga, iniciou sua formação com Kalidas Nuyken e está finalizando a mesma com Sandro Bosco, em São Paulo. Dedica-se aos estudos, cursos, práticas e ensino deste método. Estudou Biopsicologia com a Dra. Susan Andrews, no Instituto Visão Futuro, com foco em processos de auto-realização do ser humano. Com interesse também em ferramentas como psico-geografia, bioenergética e anatomia emocional, desenvolve no momento um projeto de pesquisa sobre a construção da imagem corporal e outros impactos psicológico-comportamentais da prática de Iyengar Yoga em habitantes de centros urbanos contemporâneos. Editora do blog Moksha Yoga.http://yogapelapaz.blogspot.com/2011/12/yoga-para-mulheres-periodo-fertil-lua.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário