Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Método de Saúde

O professor italiano de Ashtanga Vinyasa Yoga, Lino Miele, viveu uma forma clássica de aprendizado do Yoga. Por mais de 20 anos estudou com o mestre Pattabhi Jois, criador do método, e aprendeu a essência de um dos métodos mais praticados de Hatha Yoga no mundo.

O Ashtanga Vinyasa Yoga se difere de muitos outros métodos de Yoga por ter sequências pré-determinadas de asanas (posturas do Yoga). Cada uma das sequências tem uma função terapêutica e os praticantes podem decorá-las e praticar mesmo longe dos professores.

Lino, que dará aulas em São Paulo em novembro, fala sobre os benefícios desse método e a importância de um mestre.

Quais os benefícios de praticar uma sequência de asanas pré-determinada? Esta é uma prática de Yoga para respiração. A essência da prática é a respiração. A respiração inclui movimentos. Os movimentos conduzem ao asana. O asana pode ser visto como um acumulador de energias. Através dele obtemos vários benefícios. Manter uma sequência de asanas, como o Sri K. Pattabhi Jois ensinava, pode curar o corpo e a mente. A repetição das posturas em sequência nos proporciona uma maior determinação e consciência para que possamos nos autoconhecer através do corpo. A prática começa com a primeira série (Yoga terapia). Ao praticarmos essa série todos os dias, estamos fortalecendo o nosso corpo em todos os aspectos. Quando o corpo (que é o mesmo que a mente) está forte, pode-se passar para a segunda série (Nadi Sodana), que é uma sequência de asanas que trabalha o sistema nervoso. Além dessas duas séries, há a série avançada. No entanto, a primeira série é a rainha de todas, porque proporciona uma base na qual se pode trabalhar e evoluir eternamente, sempre recebendo benefícios.

Por que praticar todos os dias as mesmas posturas? O que você faz de manhã? Toma café da manhã? A resposta é provavelmente sim. Faça o mesmo incluindo a prática do Yoga todos os dias. Após dormir sete ou oito horas, o corpo necessita mover-se. Ao praticar, você ativa a circulação sanguínea, os órgãos internos e os movimentos peristálticos, ou seja, quando você acorda já começa a se sentir bem e a se tornar mais consciente do seu corpo. Como eu já mencionei antes, quando o corpo está saudável, a mente está saudável.

Qual a importância de um professor no caminho do Hatha Yoga? Todos nós devemos ter um professor. Devemos seguir uma escola, uma linhagem, um sistema, mas devemos ter um professor. Precisamos sempre questionar o professor para compreender melhor, primeiro a prática e depois a nós mesmos. A prática do Ashtanga Yoga é maravilhosa porque é uma sequência estável. A longo prazo, vamos aprendendo mais sobre nós mesmos, nos tornando nosso próprio mestre. Nós devemos aprender a nos autoanalisar, nossa história, nossas emoções. Se alcançarmos esse ponto por experiências, entenderemos os outros.
Como você começou a praticar? Fui apresentado ao Yoga pela minha ex-parceira, Tina Pizzimenti. Ela praticava naquela época e me inspirou a começar. Fizemos uma viajem à Índia em 1988, onde encontramos Sri K. Pattabhi Jois, isso foi bem no início do meu caminho no Yoga. Eu acredito no que o meu Guru me disse: que praticando tudo viria e de fato essa tem sido a minha experiência.

Cursos Relacionados:

Workshop de Ashtanga Yoga, com Lino Miele
Datas: de 22 a 27 de novembro (pacote Mysore)
           22, 24 e 26 (pacote conduzida – recomendado para iniciantes)
Local: YogaFlow Ciymam (SP) 
Infos. AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário