Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dança e Yoga

Por Madu Cabral

O professor certificado de Iyengar Yoga e de dança, Laurrent Dauzou, mudou-se para o Brasil, onde soma o conhecimento e experiência nas duas práticas em aulas dinâmicas que espalham consciência pelo corpo de seus alunos.

Como Yoga está ligado à dança? A tradição teológica da Índia traz resposta a essa pergunta com a figura de Shiva. Ele simboliza vínculo entre a dança e o Yoga na realidade universal. Tara Michael, na introdução do livro Hatha Yoga Pradipika, descreve Shiva como o ponto de concentração suprema do yogi em sua prática. Quando este ponto é atingido, a energia livre, a dança, se libera da postura, livre de qualquer constrangimento; é o movimento do Amor. Evocando minha própria experiência, diria que a dança confere a graça ao yogi e que o Yoga traz força ao dançarino. A dança é uma expressão, o Yoga é um movimento de impressão. A dança vai do interior para o exterior, o Yoga funciona do exterior para o interior. O dançarino expressa suas emoções sublimando-as. O yogi não deixa nenhuma emoção transparecer e concentra em seu movimento. O dançarino dança em harmonia com o outros enquanto o yogi é solitário na sua prática.

O dançarino ocupa o espaço quando se desloca, ele o transforma como quer, podendo torná-lo imenso ou estreito, resistente ou fluido. Ele pode conceber curvas no espaço ou linhas retas, ser rápido ou lento e deformar o tempo. Ele troca de cara ou de corpo permanentemente, martela a cadência ou se abandona ao silêncio infinito. O dançarino é plástico, orgânico e místico, ele corre, salta, brinca com os outros dançarinos numa harmonia frequentemente perfeita. O yogi deve integrar todos esses elementos da dança na sua própria prática até um silêncio interior profundo. Ele também deve vivenciar na sua postura todos esses estados, os transcender até o ponto focal absoluto: a origem do todo.

Como as atividades físicas influenciam na prática de Yoga e vice-versa? Penso que qualquer esporte, atividade física, ou até mesmo desenhar, cozinhar, ou a atividade de pedreiro, trazem à prática do Yoga uma matéria ao movimento, uma gestalt à prática. A atividade física proporciona uma qualidade ao corpo. Se você é nadador terá o prazer de se encontrar na fluidez do trabalho do Yoga. Se for atleta de corrida vai prezar encontrar as sensações corporais da corrida, do salto, do voo e da queda. Isso vai lhe permitir ganhar distancias interiores e matérias interiores. Seu interior não é diferente do exterior. O corpo é uma ideia material. A prática física é preparação para a busca da sua própria alma, uma espécie de simulação sobre a terra antes da partida para o astral.

Qual é a importância dos alinhamentos na prática? Os alinhamentos no Yoga são ações do pensamento sobre si. Quando alinhamos uma perna, dos artelhos até os quadris, existe uma fusão entre o corpo e o pensamento. Esse alinhamento corporal é bom para a saúde, e a linha mental é um excelente suporte para o autocontrole. Essas linhas são meios de construir formas simples no mental, de arquitetar o pensamento que é o substrato da alma. Quando os pioneiros dos Estados Unidos construíram o telégrafo, passaram por paisagens imensas e difíceis para passar as linhas. Mas o essencial foi que, uma vez conectados de leste a oeste, cada um podia enviar sua mensagem. E, acredite, só as mensagens eram importantes para as famílias: “estou bem, te amo, chego em breve …” e todos esqueceram logo as linhas e as dificuldades para construí-las!

Quando criamos uma linha de pensamento, o espírito pode se apoiar sobre ela, como a gota de chuva no fio da teia de aranha…

O que te traz paz? Yoga me traz paz, porque me conecta com o Divino e me relaxa… A família e os amigos me trazem paz. A natureza me traz paz. A ação me traz paz.


Laurent Dauzou é professor certificado no método Iyengar, pratica há mais de 18 anos e é professor de dança. Depois de dirigir o Centro de Yoga Anjaliom em Paris desde 2002, Laurren decidiu instalar-se no Rio de Janeiro com sua esposa em 2009.


Curso relacionado:
Workshop de Yogastral
Data: 23 e 24 de julho
Local: Yoga Flow CIYMAM (SP)
Mais informações AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário