Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tonturas

Por Gerson D’Addio

Tonturas durante a prática de Yoga são comuns e podem ter inúmeras causas, tais como labirintites, episódios hipoglicêmicos e alterações no pH sanguíneo (que pode ser causado pela prática de kapalabhati).

Contudo, creio que a razão mais comum para tonturas durante as práticas são as reduções da pressão arterial, principalmente pelas alterações súbitas de posição ou após longos intervalos de tempo executando posturas em pé, com exigência de contrações isométricas dos membros inferiores.

Nos casos de tonturas associadas às variações de pressão, a sugestão é fazermos transições lentas, principalmente quando saindo das posições deitadas, recomendando-se o realinhamento da coluna gradualmente a partir da sua base e elevando-se por último a cabeça.

Em uma prática com longa permanência em pé, é interessante intercalar com outras posturas alguma variação em flexão onde haja melhor irrigação da cabeça, como padahastasana (posturas dos pés nas mãos) ou uttanasana (postura de alongamento intenso para frente), lembrando de também voltar destas com os mesmos critérios de realinhamento gradual da coluna.


Gerson D'Addio da Silva é educador físico, professor de Yoga, com especialização em anatomia e fisiologia. Atualmente Gerson organiza um curso de aperfeiçoamento a distancia (www.phorte.com) e uma viagem para estudos na Índia (www.raidho.com.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário