Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Yoga do Som

Por Krucis

A música na Índia está intimamente ligada à filosofia e à religião e o som pode ser classificado como a vibração do éter e a vibração do ar. O primeiro corresponde à música das esferas de Pitágoras, é o som inaudível aos homens, o som não tocado onde os deuses se deleitam; e o segundo é a matéria prima da música feita pelo homem, o som tocado.

A palavra nada significa som, vibração. A palavra Yoga significa união. A prática Nada Yoga nos coloca em um estado de receptividade onde o não ego se manifesta colocando-nos em contato com o aspecto mais profundo de nosso Ser. A partir desse estado, o efeito curativo da vibração sonora se manifesta em nosso corpo e ao nosso redor. Com isso aprendemos que a saúde é uma condição de ritmo e tons perfeitos e a vibração necessária à nossa saúde é produzida no nosso corpo.

Juntamente com a prática dos asanas (posturas do Yoga), tendo a música como mediadora, conseguimos chegar a um estado de relaxamento muito profundo e podemos experimentar o êxtase da quietude interna e externa.

“O que todos precisamos e tudo o que o mundo precisa é de Deus. Tudo o que necessitamos alcançar, tudo o que precisamos ganhar, a fim de abençoar nossas vidas, através da música, da harmonia, do amor, da ciência na sintonia certa ou por uma vida dedicada ao Bem, é Deus. Este é o tema central de tudo o que é bom”. (Hazrad Ianayat Khan)

Precisamos a aprender a ouvir o silencio entre as notas.


Krucis participou do evento Yoga pela Paz 2009 e dará um workshop em Porangaba (SP) de 4 a 6 de dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário