Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Yoga Restaurativa

Por Marilene Cardeal

A aula de Yoga restaurativa é uma prática suave, destinada a pessoas que estejam se recuperando de lesões, cirurgias, tratamento quimioterápico e outros que, embora necessários, deixam o paciente muito debilitado. Pessoas que preferem uma prática mais tranquila e gestantes também se beneficiam deste tipo de prática.

A aula se baseia na necessidade individual do praticante, apesar de ser em grupo. É comum um aluno fazer uma sequência de surya namaskar (saudação ao sol), enquanto outra que sente enjoos devido ao início da gravidez está em uma posição passiva, suportada por almofadões, cobertores e blocos; ao mesmo tempo em que outro ainda faz um pranayama (exercício respiratório) para acalmar o sistema nervoso. Aos exercícios são associados respiração, visualizações e relaxamento consciente.
O objetivo desta prática é levar autoconhecimento ao praticante e ajudá-lo a assumir responsabilidade sobre seu processo de cura, a se lembrar que sua verdadeira natureza é felicidade plena e isso inclui também a saúde física, emocional, mental.

Alguns efeitos das técnicas utilizadas são:
- melhorar o funcionamento das articulações;
- estimular a circulação sanguínea;
- restaurar o tônus muscular;
- conectar corpo físico, mente e emoções;
- equilibrar o fluxo de energia vital;
- ajuda a prevenir o desânimo e ansiedade que acompanha os processos de recuperação, o medo do desconhecido.

Para quem quiser experimentar esses efeitos em um simples pranayama, recomendo o nadi sodhana pranayama (respiração das narinas alternadas). Ele ajuda a equilibrar os hemisférios cerebrais e assim percebemos que existem momentos em que precisamos de atividade e outros em que precisamos de passividade, como dia e noite se sucedem constantemente. Mesmo que tenhamos preferência por um período e nos sentimos aborrecidos com o outro, ambos são necessários, se complementam.

Pode-se somar ao exercício uma visualização:
Imagine-se sentado sobre um lótus branco que flutua no meio de um lago. Ao seu lado esquerdo o lago é iluminado pela luz da lua, ao seu lado direito o lago está iluminado pela luz do sol. Quando a narina esquerda está aberta, inspirando ou exalando você recebe todos os benefícios da lua; repouso, tranquilidade, passividade. Quando a narina direita está aberta você recebe todos os benefícios do sol; energia, alegria, atividade.


Marilene Cardeal ensina Yoga desde 1997.
www.arunayoga.com.br
www.marilenecardeal.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário