Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Yoga para maturidade



Por Lucia Sandri

A mulher madura, que inicia sua fase de pré-menopausa, já enfrenta um problema psicológico, pois executa muitas funções, trabalha de 8 a 10 horas por dia, tem família, filhos, cuida de todos, administra a casa, precisa ser polivalente. Quando precisa e quer procurar tempo para ser mulher, começa a ansiedade, pois isso gera uma sobrecarga e estresse e faz com que o desequilíbrio hormonal apareça com sintomas fortes.

Muitas mulheres nessas fases aparecem para praticar Yoga com fortes sintomas como irritabilidade, desequilíbrio emocional generalizado, insônia, surtos de calor e suores noturnos, secura vaginal e problemas urinários reincidentes, flutuação de peso e obesidade acentuada

Os ciclos de nosso corpo são grandes professores e, na medida em que a medicina alternativa e a filosofia oriental tornaram-se mais populares no ocidente, fica mais fácil adotar abordagens naturais para minimizar os problemas desse período. O Yoga tem se mostrado excelente para ajudar a equilibrar os hormônios. A prática com exercícios de alongamento, respiração adequada e relaxamentos com meditação equilibra o sistema endócrino, suavizando as mudanças hormonais e glandulares que ocorrem neste período.

Além disso, o Yoga é uma ciência da mente e vai ensinar a tranquilizar as ondas mentais e a nos aproximar de nossa essência, nosso poder pessoal e nossa fonte de saúde.

Existem certos exercícios de respiração (pranayamas) e posturas (asanas) que são excelentes para equilibrar o sistema endócrino, dar força e equilíbrio.

A prática diária de pranayamas mantém o sangue alcalino, a saúde e os hormônios em equilíbrio.

Dentro da sequência dos exercícios de Cyita Rama, destaco o movimento lateral das fotos acima, que com sua respiração pausada e concentrada, trabalha o sistema endócrino, a flexibilidade e fortalece a coluna, excelente para o equilíbrio hormonal.

Energização do chakra laríngeo

Deite-se de costas, com as pernas para cima e os glúteos colados na parede (se esta posição causar desconforto afaste os glúteos alguns centímetros) e relaxe.

Feche os olhos, solte os braços ao lado do corpo e preste atenção ao ritmo suave de sua respiração. Imagine, na palma da mão esquerda, uma bola dourada de luz e energia. Ao inspirar imagine-a subindo pelo braço até garganta. Ao expirar, leve-a pelo braço até chegar à palma da mão, iluminando-a. Procure parar com a luz no pulso, palma da mão e garganta. Repita o processo alternando os lados de duas a três vezes.

Dinâmicas especiais na terapia hormonal

Para equilíbrio físico e psíquico aconselho a prática de mukta pranayama.

Mukta quer dizer liberar, soltar amarras, desfazer grilhões.

Para começar, vamos usar a contagem 4-2-4-2, que é mais fácil:

Sentada com a coluna reta e olhos semicerrados, inspire em quatro tempos, retenha durante dois tempos, expire em quatro tempos e permaneça sem ar nos pulmões por dois tempos.

Depois que se sentir confortável nesta prática, permaneça quatro tempos em cada um dos estágios. O ciclo deve ser repetido por sete vezes diariamente.

Cardíacos e hipertensos não devem reter de pulmões cheios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário