Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Contribuição do Professor Shimada para o Yoga no Brasil

por Marcos Rojo Rodrigues

O Yoga no Brasil começou em grande estilo. Quatro nomes fizeram escola e um bom número de seguidores com quatro diferentes vertentes. São eles:

· Professor Caio Miranda - desenvolveu o interesse pelo estudo dos textos clássicos. Fez a primeira tradução do Hatha Pradipika e Gheranda Samhita no Brasil.
· Professor Hermógenes - enfatizou a importância do comportamento e de atitudes na vida do praticante de Yoga.
· Professora Celeste Castilho - desenvolveu o trabalho nos principais clubes de São Paulo, adaptando o Yoga para uma clientela não específica.
· Professor Shimada - enfatizou a importância do Yoga científico.

Podemos dizer que o professor Shimada foi um grande estimulador da aproximação do Yoga da área da saúde. Patrocinou a ida de professores para a Índia, a fim de estudarem em escolas onde o Yoga era pesquisado científica e literariamente. Sempre foi a favor de um estudo sistemático e criterioso em Yoga. Com todo seu conhecimento, nunca perdia a oportunidade de aprender, se inscrevendo como aluno em vários cursos ligados à área da filosofia e medicina.

Assim como os outros professores acima citados, o professor Shimada vivia o que ensinava, era a humildade em pessoa. Fazia de cada situação um motivo de aprendizagem, basta ver o título do livro que relata sua vida: “A Yoga do Mestre e do Aprendiz”.

Hoje, com sua ausência, percebo muito mais a sabedoria de suas palavras e atitudes. Procuro ficar com o privilégio de tê-lo conhecido e não com a tristeza de ter perdido um amigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário