Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Entrevista com Dr. José Ruguê


Participante Yoga pela Paz 2011
20 de agosto: aula gratuita com Dr. Ruguê no SESC Ipiranga – inscrições e agenda completa AQUI.

1. Como começou no caminho da Yoga? Aos 14 anos iniciei uma busca intensa pela origem, a causa das coisas e sempre me interessei por ciência. Estudei conteúdos que estavam muito além do meu nível escolar. Assim, encontrei a Yoga. Meu contato foi com o Suddha Raja Yoga ensinado pela Suddha Dharma Mandalam, uma das mais antigas tradições do Sanátana Dharma. Iniciei meu sádhana preparatório. Aos 16 anos conheci meu Mestre, Sri Vájera Yogi Dasa e com ele convivi intensamente por 10 anos, estudando profundamente os ensinamentos da Yoga. Paralelamente estudei Medicina, como um serviço aos Mestres e à humanidade. Ao conhecer o Ayurveda, conciliei com toda a base filosófica da Yoga que já me era familiar. Percebi que uma grande forma de disseminar o Sanátana Dharma é através da promoção da saúde. Há 39 anos dedico toda a minha vida à Yoga.

2. Como a prática mudou sua vida? A Yoga é meta e método. Como meta, a Yoga direcionou minha vida, estabelecendo objetivos claros pelos quais me dedicar, me concentrar. A Yoga ajuda a vencer obstáculos, superar limitações e deficiências. Percebi a necessidade de me desenvolver como um todo. Meu coração tornou-se mais sensível e compassivo. Através de suas ferramentas, a Yoga me proporcionou energia, força, resistência e inteligência para conduzir minha vida com minha família, com a sociedade como um todo e com a natureza.

3. Coletivamente, como a Yoga pode melhorar o mundo? Construindo a paz no coração e na mente de cada pessoa. Toda pessoa que está em paz é naturalmente feliz, e toda pessoa feliz é naturalmente bondosa, dativa, integrativa. Pessoas assim, sattvicas (harmoniosas), constroem relacionamentos harmônicos, respeitosos e isso, coletivamente, promove um mundo melhor. 

4. O que te traz paz? O sentimento do dever cumprido em cada ação (agir de acordo com o Dharma). Sri Krishna, na Bhagavad Gita, diz: “Yogaha karmasu Koushalam”. Yoga é maestria nas ações. Cumprir cada ato cabalmente traz paz. Além disso, a meditação é a principal forma de construir a paz interior que transborda para o exterior. O silêncio cria o espaço sagrado interno, onde encontramos o Ser que é Paz Suprema, Suprema Graça e Suprema Compaixão. Isto é vital para todos nós. Todos os demais métodos são complementares e suportes para encontrar este silêncio interno, pleno da Graça Divina, onde os conflitos, as dúvidas, a ansiedade e todos os “vrittis” não entram.
OM Shanti.


Um comentário:

  1. Tenho uma grande admiração e um profundo respeito pelo Dr. Ruguê (Swami Narayanananda). Suas aulas são inspiradoras e reveladoras. Como aluna, só posso sentir gratidão por tudo o que venho aprendendo de yoga e ayurveda. O seu trabalho é essencial para nós que estamos tentando acertar no caminho de uma vida saudável e unitiva em termos de corpo,mente e espírito. Um abraço carinhoso e, o desejo de que os Mestres nos concedam ainda mtas oportunidades de continuarmos juntos neste caminho, nesta senda de autoconhecimento e serviço.Mariléa.

    ResponderExcluir