Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Arte de se Tornar um Professor de Yoga

Por Micheline Pierrette Berry
A arte de se tornar um professor de Yoga é uma jornada profundamente pessoal, que nos retorna à conexão autêntica com nosso próprio ser, para que assim possamos guiar outros a fazer o mesmo. Comprometer-se com esse destino de ensinamento é, portanto, comprometer-se a incorporar e integrar sua própria força vital, “seu Yoga”, sua arte, e permitir que esta encontre sua expressão no mundo, e inspire outros a fazer o mesmo.

Existem muitos nomes para a força vital do nosso corpo: prana densificado, energia, shakti, vida, spanda (a pulsação jubilosa). Como professores e praticantes de Vinyasa Flow Yoga ao longo do percurso, começamos com anamaya kosha, trabalhando cada asana e o corpo físico para nos auxiliar, e aos nossos estudantes, a navegar, abrir e integrar os portais energéticos e emocionais/mentais do corpo (pranamaya kosha e manomaya kosha, respectivamente). Com o tempo e a prática, começamos a cultivar uma vigorosa capacidade, não só para sentir e ver, como também para moderar ou ativar inúmeros estados do ser. Desse modo, nossa prática e ensino do Yoga podem se tornar uma forma eficaz de incorporação integrada, e não somente uma forma estruturada de exercício “físico”. 
CURA, INTEGRAÇÃO E INCORPORAÇÃO 
A integração dentro da nossa prática de asanas nos lembra que, como professores, estamos nutrindo nossos alunos não só fisicamente, mas também intelectual e emocionalmente. Isso se reflete na forma como alinhamos as sequências de vinyasa, na medida em que aprendemos a ativar uma variedade de estados energéticos de incorporação. Da exaltação das ondas solares à profunda calma das ondas lunares. Do esforço no trabalho de core ao relaxamento profundo na abertura dos quadris, e a expansão do coração nas extensões.

Na prática de Vinyasa Flow, as tranquilizantes ondas lunares agem como contraponto à natureza ativa das ondas solares e facilitam a introspecção. Então, as sequências lunares (incluindo as sequências restauradoras e o trabalho consciente dos chakras e seus respectivos atributos psíquico-estruturais), nos permitem contemplar a importância da integração na escolha geral dos asanas em uma aula de vinyasa.
Manter-nos saudáveis, equilibrados e nutridos como professores exige um aprofundamento do nosso trabalho pessoal de autocura, que inclui a introspecção. Possuímos muitas ferramentas de integração à disposição, como a psicologia junguiana, a meditação budista e o sistema de chakras, como mapas do corpo e da mente, que, retirados do contexto esotérico, fornecem meios de grande efeito para a catalisação de transformações relevantes, em uma aula, um relacionamento ou na vida em geral. Explorando sentimentos e emoções que surgem na nossa prática através da autoanálise, a transformação e a cura tornam-se possíveis. 
Como professores modernos de Vinyasa Flow Yoga, aprendemos como integrar o alinhamento estrutural e energético como uma fonte autêntica de inspiração, permitindo que nossos estudantes tenham uma experiência gratificante e integrada de Yoga Sadhana no processo. Em nosso sistema de Liquid Asana Vinyasa Flow Yoga, utilizando contribuições do tantrismo e budismo, tudo na vida – inclusive arte, psicologia, filosofia, sua própria experiência – torna-se material de inspiração para o seu ensino, “grão para o moinho”, como Ram Das diria. O Nirvana e a cura não são eventos futuros, estão aqui e agora em seu corpo, em seu tapete, em sua própria vida. Comece onde você está! 
 
Cursos Relacionados
Formação de Professores em Vinyasa Flow Yoga com Michelline Berry
Módulo 1: de 29 de outubro a 7 de novembro de 2011
Módulo 2: de 20 a 29 de janeiro de 2012
Informações: (11) 38496857
Saiba mais AQUI

O Vinyasa Flow Yoga da Micheline Berry faz você viajar na liberdade líquida do seu próprio corpo, unindo-se à estrutura fortalecedora das posturas de Yoga (asanas). Frequentemente acompanhado por música ao vivo, o trabalho dela é reconhecido como uma espécie de ritual urbano, que catalisa e aprofunda o fluxo de Prana Shakti, a energia vibrante e sensual que existe em todos nós como um potencial criativo. Através deste trabalho integrante, você põe para fora suas energias criativas latentes e sai se sentindo profundamente rejuvenescido.


Um comentário: