Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prana Mudra

Por Gustavo Ponce (trecho do livro Sattva Yoga)

Sattva Yoga é o Yoga do equilíbrio e da harmonia. Criado por Gustavo Ponce, caracteriza-se pelo alinhamento corporal e a precisão dos movimentos e das posturas que trabalham essencialmente o estiramento das principais cadeias musculares do corpo, o aumento da flexibilidade dos quadris e o fortalecimento de toda a musculatura que ampara a coluna vertebral. A prática previne, alivia e corrige distúrbios da coluna. 

A respiração e o trabalho energético são os fios condutores dessa prática. A imposição das mãos sobre os chakras (prana mudra, algo similar ao reiki japonês) é uma das principais técnicas do Sattwa Yoga e trabalha diretamente sobre o controle da energia corporal.
Em geral o método atende todos aqueles que desejam trabalhar o corpo de forma consciente, pessoas que sentem dores na coluna vertebral, bem como aqueles que desejam encontrar-se com sua verdadeira natureza e atingir um estado de equilíbrio e autonomia.

Energia ao seu alcance
Prana Mudra é uma parte muito importante, essencial do método. Durante a sequência, aparecem muitos mudras [gestos], mas prana mudra em Sattva Yoga é o mais importante. Usa-se para estimular os vórtices energéticos ou chakras por meio da focalização da mente neles e através da energia condensada que emana da palma das mãos em forma de cócegas ou formigamento.

 
As mãos devem ser mantidas a certa distância do corpo e não devem tocar-se. Normalmente aplicamos prana mudra depois de fazer nauli (saiba mais AQUI) ou posturas em pé. Além dos efeitos sobre a harmonização e equilíbrio dos chakras, as pausas geradas pela aplicação de prana mudra servem também para estabilizar as batidas do coração. Esta é uma característica do método, pois esses segundos que aplicamos prana mudra nos permitem “saborear” também os efeitos do trabalho executado sobre o corpo e a mente.

Cursos Realcionados
Curso Intensivode Especialização com Gustavo Ponce e Pedro Kupfer
Data: 03 a 15 de janeiro
Local: Canal Om (Chile)

Curso Intensivo de Especialização em Sattva Yoga com Gustavo Ponce
Data: 14 a 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile) 

Gustavo Ponce é o criador do método Sattva Yoga, estuda e utiliza Yogaterapia, é a prova viva de que consciência pode levar à cura de qualquer doença. Para mais informações consulte www.sattvayoga.cl


Nenhum comentário:

Postar um comentário