Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Libere sua Respiração

Por Cacau Peres
Texto publicado no blog do YogaFlow Ciymam

Na semana passada entramos oficialmente na primavera. É uma estação ansiosamente aguardada por todos, devido ao seu clima mais ameno e seu colorido típico. Porém, junto com a beleza da estação, surgem também os problemas respiratórios comuns nessa época de transição de estações. Muitos sofrem com alergias, alguns ainda sentem as vias aéreas ressecadas por conta da baixa umidade do ar dos últimos meses e resfriados podem surgir.

Para minimizar o desconforto que sentimos nas narinas, seja pelo alto índice de poluição no ar, seja pela baixa umidade, ou mesmo por conta de algum problema como uma gripe, podemos lançar mão de um kriya bastante conhecido dentro do Yoga: o jala neti.

Os kriyas são técnicas de purificação das mucosas, e o jala neti é o kriya que usamos para limpeza das narinas. Os benefícios desta técnica são inúmeros. Podemos citar alguns: ajuda a remover muco e microrganismos infecciosos das cavidades nasais, reduz o tempo de duração de resfriados, diminui os sintomas de alergias, melhora a qualidade da respiração em casos de bronquites e asmas, umidifica as narinas diminuindo o desconforto do tempo seco, reduz os sintomas da sinusite, melhora o olfato, entre outros.

Para realizar a técnica, utilizamos um recipiente feito de cerâmica chamado lota, que se assemelha a uma molheira. Utilizamos água morna e sal, na proporção de uma colher de chá de sal para cada litro de água. A execução é simples: fique em pé, em frente a uma pia, incline o tronco à frente e gire a cabeça para a direita. Insira o bico do lota na narina direita e despeje a água suavemente até que ela comece a sair pela outra narina. Durante esse processo, respire pela boca. Quando tiver derramado toda a água, continue com o tronco inclinado, com o rosto voltado para baixo e assoe as narinas para que todo o resto de água possa sair. Feito isto, repita para o outro lado.

É possível realizar o jala neti todos os dias, sem problema algum. No entanto, se não tiver tempo o suficiente para tornar a prática uma rotina diária, tente incluir este kriya ao menos uma vez na semana. Sua respiração irá agradecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário