Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

Conhecimentos e conhecedores


Por Maria Cabral

Relaxamento profundo
Yoga nidrasana (postura do sono profundo do yogi)
Começamos nossa semana publicando uma prática de Yoga Nidra em nosso blog (veja AQUI), conduzida pelo professor de Hatha Yoga, Cosmelli. Já havíamos falado no blog algumas vezes sobre essa importante técnica de relaxamento, como NESSE texto do professor Anderson Allegro.


Anderson, além de organizar vários cursos sobre o assunto, tem um CD com a condução de algumas práticas de Yoga Nidra para praticar em casa.

O site yoga.pro tem um texto de Swami Jñaneshvara Bharati supercompleto sobre a técnica, leia AQUI.




 

Energize-se
Os pranayamas (exercícios respiratórios) são uma das técnicas mais importantes do Yoga, energizam o corpo e acalmam a mente. Nessa semana tivemos no blog a respiração trifásica (leia AQUI) e outros exercícios podem ser encontrados AQUI.

No blog Algo sobre Yoga, encontramos um excelente texto sobre pranayamas, com princípios bem tradicionais, leia AQUI.

E por falar em referências clássicas, o texto clássico Hatha Yoga Pradipika dedica seu segundo capítulo a uma descrição detalhada desses exercícios. Você pode encontrar uma excelente tradução do texto AQUI.

Assento
A prática das posturas do Yoga tem inúmeros efeitos benéficos, mas seu propósito primeiro é um corpo saudável para uma meditação confortável. Publicamos um vídeo de alguns movimentos para assentar melhor o corpo para meditação e pranayamas, veja AQUI.


Para quem quiser saber mais sobre as linhas essenciais da meditação praticadas pelos antigos iogues, o professor Carlos Eduardo Barbosa – que já contribuiu com nosso blog aqui  e aqui – lançou o livro Meditação dos Yoguis (Traço Editora).



Saúde além do prato
O Ayurveda nos ensina que não só o que comemos garante uma boa saúde, a forma como comemos também é essencial. Algumas dicas práticas para uma refeição saudável foram dadas no blog, leia AQUI.

Para ajudar no cardápio da próxima semana – e aproveitar para ver ilustrações lindas – passeie pelo blog Prato de Papel, da chef vegetariana Rita Taraborelli - que já compartilhou em nosso blog receitas como essa


Nenhum comentário:

Postar um comentário