Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Período de Consciência: Alternativas Sustentáveis

Por Marina Lito

Nós mulheres menstruamos em média 600 vezes em uma vida, com isso jogamos no lixo aproximadamente 11.000 absorventes! Além de ser um ato longe de sustentável, o uso dos absorventes traz alguns efeitos negativos para saúde da mulher.

Podemos fazer grande diferença se mudarmos alguns pequenos hábitos do nosso cotidiano, tanto para nossa saúde individual quanto para a saúde do planeta. Como mulher, decidi trazer soluções mais saudáveis e sustentáveis para o meu período menstrual.
Quero convidá-las a conhecer novas maneiras de sermos mais conscientes durante esse período.

Novas opções
Temos tantos acessórios lindos na gaveta, porque não mais um para esse período tão importante? O Mooncup (copo de silicone que funciona como um recipiente do fluxo menstrual saiba mais AQUI) como uma grande inovação que acompanha a mudança de consciência diante do mundo hoje. É algo que continua a dar às mulheres a liberdade de nadar, fazer esportes e dormir despreocupada do seu período, e também oferece uma grande solução ambiental e econômica.

As primeiras impressões podem ser um pouco desconfortáveis e podem surgir dúvidas sobre a segurança do uso. Mas digo por experiência própria, vale bem a pena reconsiderá-las.

A ginecologista, Dra. Jacqueline Leme Lunardelli, afirma que "não existe nenhum risco de infecção genital, já que o dispositivo não altera a flora vaginal" (leia entrevista completa AQUI).

Sei que é sempre um desafio experimentar novas ideias, especialmente as de natureza tão pessoal, mas pelas vantagens que essa novidade oferece, vale a pena!

Imagem do blog Terra Viva
Como antigamente
Outra alternativa que gostaria de compartilhar são os absorventes ecológicos íntimos feitos de pano (100% algodão antialergênico), lavável, reutilizável e durável. Eles têm as mesmas dimensões de um absorvente descartável, com uma base, com abas e botões de pressão para prender na calcinha e fitas para prender uma ou mais toalhas anatômicas, conforme a intensidade do fluxo.

Para as mulheres que sofrem com alergias, irritações, coceiras e corrimentos, o uso dos absorventes de algodão é uma ótima solução. Os sintomas acima ocorrem, muitas vezes, pelo uso do absorvente descartável, já que este é composto por uma série de substâncias químicas não saudáveis (tais como alvejante, plástico, desinfetantes, fragrância, bactericida, fungicida, gel e colas).



Espero que essas alternativas tragam à tona uma maior consciência diante do nosso ciclo menstrual. Gostaria com essa matéria do blog abrir espaço para qualquer dúvida que surja ou comentários a respeito do assunto. O compartilhar também faz parte dessa conscientização. 

Marina é estudante e praticante de Yoga e Ayurveda ha 2 anos. Conheceu essas filosofias em uma viajem a Bali, onde "se encontrou" e resolveu fazer formaçao de Hatha Yoga e Vedanta na india. Hoje se dedica a aprofundar-se nos estudos e praticas.
 


Um comentário:

  1. Muito boa a matéria! Que novas práticas sustentáveis possam surgir!

    Juliana Vergueiro

    Distribuidora Mooncup® no Brasil

    Absorventes ecológicos

    Focalizadora de encontros sobre o Sagrado Feminino

    www.aterraviva.com

    ResponderExcluir