Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Renovação na Primavera


Por Laura Pires
A primavera está chegando suavemente, e com ela, um convite a uma mudança sutil no estilo de vida, para nossos corpos e mentes se ajustarem a um ambiente amável.
Com as mudanças das estações, o nosso corpo necessita de uma dieta e de um estilo de vida diferentes para ficar equilibrado. Técnicas de conscientização mente-corpo, tais como Yoga, dietas de desintoxicação, panchakarmas (processos de desintoxicação ayurvédicos) são excelentes nestes períodos. 
Para o Ayurveda, as mudanças alimentares adequadas às estações do ano são muito importantes e para fazer esta troca de maneira gradativa – e aproveitando para remover as toxinas do corpo – é indicado seguir uma dieta anti-ama (toxinas) por alguns dias.
Estas dietas podem variar de dois a sete dias, dependendo dos desequilíbrios e quantidade de ama presente no organismo. A receita abaixo é adequada para esse período.
Talharim com aspargos frescos 
1 alho-poró cortado em fatias finas
4 aspargos frescos
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher de sobremesa de ghee (manteiga clarificada)
Sal a gosto
Gotas de limão
1 pitada de páprica picante
Folhas de manjericão
200g de talharim de sêmola ou de quinoa

Refogue bem o alho-poró no ghee. Adicione os aspargos frescos cortados em pedaços pequenos, a páprica picante, a pimenta-do-reino e um pouco de água. Deixe cozinhar até os aspargos ficarem macios e a água secar bem. Adicione o sal.

Em outro a panela, esquente água e cozinhe o talharim. Escorra o talharim e misture aos aspargos e ao manjericão. Esprema umas gotas de limão e sirva em seguida.

Curso Relacionado  
Culinária Detox Ayurvédico
Data: 25 de outubro
Local: Quattrino Restaurante
Contato: (11) 3068.0319 / quattrino@uol.com.br

Laura Pires é terapeuta ayurvédica formada pelo Ganga SPA e com especialização em herbologia, nutrição e culinária ayurvédica pela International Academy of Ayurveda, Pune, Índia. Com viagens ao Oriente, aprendeu a cuidar mais da saúde física, mental e espiritual. Encontrou na Índia um caminho para a completa saúde e um direcionamento pela mais pura essência. Ministra cursos e palestras sobre Ayurveda por todo o Brasil, além de consultorias individuais.

Consultas: 
Studio Pilates Barra da Tijuca Tel.: (21) 2431 6741
Antaryamin Copacabana Tel.: (21) 3201 1355
Yogaflow (11) 3849 6857 http://yogaflow.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário