Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Prana para os hormônios

Por Márcia De Luca

Os pranayamas (exercícios respiratórios) podem ser mais uma ferramenta para manter o equilíbrio dos nossos hormônios. O kumbhaka bandha é um respiratório que equilibra o sistema endócrino como um todo, é simples e pode ser feito em qualquer lugar. É especialmente recomendado para as mulheres na fase da menopausa.

Sente-se com a coluna ereta, pernas cruzadas e olhos fechados. Esvazie o ar dos pulmões. Inspire profundamente inclinando a cabeça para trás. Retenha o ar com os pulmões cheios, coloque a ponta da língua no palato mole e o olhar focado no ponto entre as sobrancelhas. Permaneça com a cabeça para trás enquanto puder manter os pulmões cheios. A compressão craniana estimula as glândulas pituitária e pineal e o estiramento do pescoço estimula a tireoides e paratireoides.

Ao expirar, volte a cabeça, pressione o queixo na base do pescoço, comprimindo tireoides e paratireoides (esse feixe é conhecido como jalandhara bandha). Mantenha os pulmões vazios e pratique também uddiyana bandha (contração do abdome para dentro e para cima) e mula bandha (contração dos esfíncteres). A pressão do pescoço trabalha tireoides e paratireoides, a contração do abdômen e dos esfíncteres estimulam pâncreas, ovários, gonadas e suprarrenais.

Aqui termina um ciclo completo de kumbhaka bandha. Comece com cinco ciclos e vá aumentando até completar dez minutos.



Um comentário:

  1. Márcia,

    grata pela suas dicas, têm me ajudado muito!

    Bjsss mil
    Sandra Helena Nunes

    ResponderExcluir