Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mantenha a beleza

Por Cristiane Ayres

Os cuidados com a pele devem se estender pelo ano inteiro, porém cada estação tem alguns pontos que podemos levar em consideração, como temperatura da água, mudança de ervas e cremes para os tratamentos. Para a primavera podemos observar as seguintes medidas para a saúde e beleza de nossa pele:

– Lavar a pele sempre com água morna ou fria, uma vez que a água morna não agrava kapha.

– Quando enxugar o rosto com a toalha, fazer uma esfoliação ou limpeza, sempre suave para não agredir a pele.

– Evite limpezas profundas, pois podem deixar marcas ou manchas no rosto, uma vez que nessa época o sol começa a aquecer mais e kapha precisa da exposição ao sol nos horários que não há perigo de raios ultravioletas.

– Aplique os produtos preferencialmente após o banho, pois o vapor da água abre os poros e facilita a absorção.

– Nunca se deite sem tirar a maquiagem. Uma limpeza de pele, mesmo que rápida e superficial, é essencial para deixar a pele respirar e rejuvenescer durante o sono.

– Use temperos e condimentos naturais na alimentação, evite temperos prontos e com adição de sódio, que agrava todos os doshas, mas principalmente kapha.

– Um sono tranquilo é indispensável para reavivar a pele, descontrair os músculos, deixar a pele fresca e suprimir a tensão nervosa. Porém cuidado para não dormir em excesso. Sono em excesso aumenta kapha ou é sinal que esse dosha já está em desarmonia.

– Antes de aplicar qualquer produto na pele, procure sempre fazer uma leve massagem com movimentos circulares, para circulação linfática e sanguínea.

– Evite banhos muito quentes, sabonetes com detergentes, vida sedentária e roupas sintéticas. Todos esses itens afetam negativamente a saúde de sua pele.

Como em todos os tecidos, a pele deve ser limpa, bem nutrida, hidratada e protegida contra as agressões climáticas e do estilo de vida. Estes são os fatores chave dos cuidados Ayurvédicos para a pele.


Cristiane Ayres dará um workshop de rejuvenescimento, estética e alimentação ayurvédica em Porto Alegre (info: 51 - 3022.3161) Estudiosa de Física Quântica, teve como mestre o professor e cientista Ph.D Harbans Lal Arora (Ph.D em Física Quântica pela Universidade de Waterloo, Canadá e Pós-doutor pela Kernforschungsanalage, Alemanha, Waterloo. ) que abriu as portas para área de terapias, hoje Cris faz parte dos estudos científicos e assistente direta de Arora em SP e RJ, tendo ensinamento mestre e discípulo das terapias quânticas e Ayurveda - WWW.ayurelements.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário