Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Primavera em você



Por Madu Cabral
Foto: Thiago Calazans (www.calazansestudio.com.br)

A chegada da primavera afeta nosso corpo de diversas maneiras. Segundo o Ayurveda, essa é a estação em que acumulamos o dosha kapha em nosso organismo, isso significa que teremos mais propensão a distúrbios como acúmulo de muco, problemas respiratórios, ganho de peso, letargia e retenção de líquidos.

Isso acontece porque essa estação estimula, em nossos corpos, as mesmas qualidades desse dosha que é frio, úmido, pesado e inerte. Mas uma pequena adequação em nossas rotinas pode balancear essas influências e impedir o excesso de kapha e os distúrbios relacionados com esse dosha.

Equilíbrio na cozinha

A alimentação é a base do Ayurveda, pode ser a mais eficiente das terapias, pois todo mundo come todos os dias. Adequar os alimentos ingeridos durante esse período de agravação de kapha pode ajudar o corpo a encontrar o equilíbrio na mudança de estações. A terapeuta ayurvédica com especialização em alimentação, Laura Pires, explica que "os alimentos que aumentam kapha são os com sabores doce, salgado e azedo. Os que o diminuem são os adstringentes, amargos e pungentes, como as saladas e vegetais verdes".

Essas são as linhas gerais, mas Laura explica que devemos prestar atenção aos efeitos específicos no corpo: "quem tem problemas de retenção de líquido deve diminuir alimentos com sal e excesso de água (como melão e certos legumes). Já quem tem problemas de congestão nasal precisa prestar atenção ao ingerir produtos com trigo ou laticínios, pois ambos aumentam a quantidade de muco. Quem precisa perder peso, tem metabolismo lento e dificuldade de absorção deve tomar cuidado ao ingerir açúcar e carboidratos em excesso (trigo e a maioria dos grãos)".

Mais sobre alimentação na primavera.

Mexa-se

Outra ferramenta eficiente contra o acúmulo de kapha e toxinas no corpo durante a chegada da primavera são os exercícios físicos. Kapha tem como uma de suas mais fortes qualidades a lentidão e letargia, assim como a temperatura fria. Exercícios mais intensos, que façam o corpo esquentar e transpirar um pouco, ajudarão a controlar o excesso de kapha no organismo.

A prática de asanas também pode seguir esse princípio. As aulas como Ashtanga Vinyasa Yoga, Vinyasa Flow, Power Yoga, em conjunto com a respiração ujjayi, ajudam a aquecer o corpo, facilitar a digestão de toxinas e a equilibrar kapha no organismo.

Mais sobre asanas e pranayamas para a primavera.

Beleza

O Ayurveda considera a beleza um reflexo da saúde, portanto todos os desequilíbrios que podem ser causados pela chegada da primavera podem afetar também nossa pele. Segundo Cris Ayres, Terapeuta Ayurveda com Especialização em Rejuvenescimento Estética e Cosmética, "retenções de líquido e consequentemente das toxinas, gerando mais celulites e aumento de medidas, ou acumulo de bolsas de gordura nos olhos, retenção de líquidos e mucosas, espinhas sem inflamação e cravos brancos podem ser indicadores de que kapha está em excesso no corpo", segundo Cris.

Entre as dicas da terapeuta para manter a beleza durante toda a estação está uma noite bem dormida. "Um sono tranquilo é indispensável para reavivar a pele, descontrair os músculos, deixar a pele fresca e suprimir a tensão nervosa, porém o sono em excesso aumenta kapha, ou é sinal que ele já esta em desarmonia" ensina Cris.

Mais sobre dicas de beleza durante a primavera.

Autoajuda

O Yoga e o Ayurveda têm o autoconhecimento como principal objetivo. Observando o que acontece na natureza podemos reconhecer melhor o que acontece dentro de nós mesmos. Vale ressaltar que cada indivíduo é único e diferente, portanto as recomendações aqui dadas não substituem o acompanhamento de um profissional qualificado e da consciência do que funciona melhor para o seu corpo.


Madu Cabral estuda e pratica Yoga e Ayurveda (medicina natural indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz.

Andréa, Greta, Renata e Sandra vestem Be Yoga (http://www.beyoga.com.br/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário