Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alimentação para a primavera

Por Laura Pires

A alimentação é a base do Ayurveda, é a principal condição para eficácia completa tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. Para boa digestão é necessário ter um fogo digestivo bom e a uma eliminação adequada (urina, fezes e suor). Veja como manter uma alimentação adequada para essa época do ano:

Café da manhã: deve ser consumido apenas se sentir fome de manhã. Pode ter pão integral com ghee (manteiga clarificada) ou queijo branco.

Almoço: deve ser a principal refeição do dia e não deve acontecer depois das 14 horas, pois o fogo digestivo começa a ficar menos ativo. Deve sempre conter arroz, lentilha ou feijões e legumes. Se ingerir saladas cruas, apenas folhas e brotos, regadas com azeite e especiarias.

Jantar: deve acontecer preferencialmente às 19 horas. Não comer carboidratos, alimentos pesados, gordurosos, molhos e carnes. Dê preferências à sopa de legumes e saladas. Não repetir no jantar a mesma alimentação do almoço, prefira outros grãos: quinoa, semolina, cuscuz marroquino, lentilha verde e feijão moyashi.

– Cozinhar grãos e utilizar louro e assa-fétida para remover gases e toxinas.

– Criar rotina de hábitos alimentares saudáveis e em horários e aproximados é importante para manter o equilíbrio.

– Não ingerir nada gelado – sorvete, iogurte, frutas ou comidas. Todos os alimentos devem estar na temperatura ambiente.

– Prepara os alimentos com especiarias ajuda a eliminar toxinas e melhora o fogo digestivo.

– No Ayurveda deve-se evitar misturar, frutas com leite ou iogurte, pois ajuda a formar toxinas no aparelho digestivo. Coma frutas e laticínios separadamente e com intervalo de 15 minutos.

– Evite doces e açúcar à noite, prefira alimento salgado ou uma fruta no máximo.

– Chás picantes e adstringentes devem ser consumidos diariamente Ex. gengibre, alecrim, canela, cravo, manjericão, cardamomo.

Leia mais sobre a importancia dos sobores dos alimentos segundo o Ayurveda.

Laura Pires dará workshop de nutrição e culinária ayurvédica em Florianópolis (SC) nos dias 6 e 7 de novembro. Estudou Arquitetura e Urbanismo e fez uma especialização em Vaastu Vidya (arquitetura indiana) no Kerala, Índia. Mais tarde, fez graduação em Letras, e concluiu uma formação de Terapeuta Ayurvédica. Com viagens ao Oriente, aprendeu a cuidar mais da saúde física, mental e espiritual. Encontrou na Índia um caminho para a completa saúde e um direcionamento na busca pela mais pura essência. www.buscadaessencia.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário