Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma Breve Introdução ao Ativismo Quântico Por Amit Goswami

A física quântica, na forma de seu famoso “efeito do observador” (como o ato de ver algo, por parte do observador, transforma possibilidades quânticas em experiências reais na consciência dele mesmo), está nos forçando a mudar de paradigma, passando do paradigma do primado da matéria para o do primado da consciência (para mais detalhes, leia meu livro O universo autoconsciente).


O novo paradigma é abrangente; trata-se de uma ciência da espiritualidade que inclui a materialidade. Ativismo quântico é a ideia de transformarmos a nós mesmos e nossas sociedades segundo as mensagens transformadoras da física quântica e do novo paradigma.

A ciência materialista, sem enfrentar desafios nas cinco últimas décadas, causou danos. Podemos alegar que nossas instituições sociais – capitalismo, democracia, educação liberal, instituições de saúde e de cura – estão enraizadas no idealismo ou, mesmo, na espiritualidade. Mas, atualmente, muito poucas dessas instituições podem ser chamadas de humanísticas, menos ainda de espirituais.


O materialismo alterou tanto suas fisionomias que suas raízes espirituais quase não podem ser reconhecidas. Para nos mantermos vivos, dependemos de instituições que se valem das forças da separação, que, cada vez mais, estão se tornando o vento predominante da cultura mundial.

Temos problemas a granel em nossa sociedade e cultura – os maiores são o aquecimento global, o terrorismo e as constantes crises econômicas. Mas há outros itens, não menos importantes. Um imenso abismo está se abrindo entre os ricos e os pobres, e a classe média está sendo comprimida, ao contrário do que esperaria o capitalismo de Adam Smith. Nossa democracia está com problemas, graças à influência sempre crescente da mídia e do dinheiro. A educação não inspira. Os custos de saúde estão crescendo assustadoramente, e assim por diante.


A origem de todos esses problemas está no conflito entre espiritualidade e materialidade. A boa notícia é que a visão coletiva do conflito entre espiritualidade e ciência materialista pende a favor de uma postura abrangente, baseada no primado da consciência e da física quântica. Levar essa mensagem para nossas instituições sociais e devolvê-las ao caminho da unidade é o novo desafio!

Provocar mudanças na sociedade é tarefa do ativista. Precisamos do ativismo que usa o poder da física quântica. A física quântica nos dá ideias transformadoras, que podem nos modificar e as nossas instituições sociais, devolvendo unidade àquilo que estava separado.


Para enxergar isso, é importante lembrar-se de que a física quântica é a física das possibilidades. O pensamento quântico nos devolve nosso livre-arbítrio para podermos escolher algumas dessas possibilidades. Essas escolhas livres estão nos libertando descontinuamente de hábitos passados. Elas provêm de uma inter-relação cósmica que chamamos de não localidade quântica – a capacidade de comunicação sem sinais.

A física quântica tem até o poder de romper as hierarquias de cunho materialista clássico. Daí a ideia de ativismo quântico – um ativismo que usa o poder transformador da física quântica para nos modificar e as nossas instituições sociais. Os cineastas Ri Stewart e Renee Slade fizeram um documentário chamado The quantum activist, que proporciona uma visão geral das ideias básicas. Este livro é a explicação dessas ideias de forma mais prática, criando um manifesto para mudanças pessoais e sociais.

De diversas maneiras, trata-se de um livro que confere forças, que mostra um pensamento reto e uma vivência reta, preparando-nos para implementar soluções para muitos problemas “impossíveis” que o materialismo nos legou – crises econômicas, terrorismo, aquecimento global etc. São impossíveis, caso tentemos resolvê-los mantendo-nos dentro do materialismo. Ser um ativista quântico é ter o poder de passar do espaço do problema da ciência materialista para o espaço da solução da nova ciência quântica, baseada no primado da consciência.

Discuto essas soluções neste livro: a economia espiritual, que lida com nosso bem-estar holístico, e não apenas com nossas necessidades de consumo material; a democracia, que usa o poder para servir ao significado, em vez de usá-lo para dominar os outros; a educação, que nos liberta do jugo do conhecido; a religião, que integra e une; e novas e econômicas práticas de saúde, que restauram nossa integridade. E, evidentemente, discuto as soluções no contexto do desenvolvimento de um modo de vida correto para ativistas quânticos e seus amigos, o que inclui todo mundo.

Um dos pontos altos do livro são as cartas abertas ao Presidente Obama, sugerindo o que o governo pode fazer para ajudar a resolver os grandes problemas atuais, segundo os princípios do ativismo quântico. O livro foi escrito num estilo não técnico, compreensível para os que não são cientistas, mas o ativismo quântico convida tanto os cientistas quanto os não cientistas, todos os que queiram ver mudanças sociais coerentes com os movimentos da consciência – movimentos evolucionários que, mais cedo ou mais tarde, permitirão a criação do céu na terra.

Para mais informações sobre cursos:

http://www.amitgoswami.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário