Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Slow Massage

Por Madu Cabral

Todo mundo já ouviu falar dos benefícios de uma sessão de massagem: melhora o sistema imunológico, diminui o cansaço, ativa a circulação, retarda os efeitos do envelhecimento, entre muitos outros. Já são bons motivos para dar um scroll até o fim do post e ligar para algum dos terapeutas indicados, mas o melhor dos motivos é que massagem é UMA DELÍCIA!

Não consigo entender por que tão pouca gente coloca isso na rotina: não é de graça, mas também não é muito caro, e todo mundo tem uma hora e meia livre no mês (quem não tem deveria rever sua rotina!).

Então, segue um miniguia de algumas das minhas massagens e massagistas preferidos.

Yoga Massagem
O principal foco desse método é reequilibrar o corpo, um processo que envolve nossa parte física e energética. Esse estilo de massagem é feito no chão, usa óleos vegetais para ajudar no deslizamento e óleos essenciais de acordo com a necessidade terapêutica de quem recebe a massagem (relaxamento muscular, dores, estado psicológico etc.). A terapeuta também usa um pó (normalmente à base de cálamo) para criar atrito e ativar a circulação. Além dos amassamentos (onde o terapeuta usa também os pés, as mãos, cotovelos) a técnica usa também muitos alongamentos semelhantes às posturas do Yoga.
Puja Punita: www.yogamassagem.com

Abhyanga
Tratamento clássico da medicina Ayurvédica (sistema de cura ancestral indiano) que tem como um dos objetivos trabalhar os pontos de canalização da energia vital do corpo (pontos marmas) para desbloqueá-los e criar um fluxo de energia adequado pelo corpo. Massagem realizada com óleo de ervas aquecido, promove um relaxamento profundo físico e mental, além de nutrir e revigorar os tecidos. O óleo pode ser medicado conforme a necessidade terapêutica do paciente (como alterações do sistema nervoso, alterações musculares e das articulações).
Ana Paula Russo Schwantes: www.ciymam.com.br

Massagem Thai
A Thai Yoga funciona como se alguém estivesse fazendo Yoga com seu corpo. Quem recebe permanece de roupas, pois esse método não utiliza óleos. A sequência da terapia inclui alguns amassamentos e, nas mãos de um terapeuta, os alongamentos podem dar a sensação de que você está voando. Além de altamente relaxante, melhora a flexibilidade.

Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (medicina natural indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que pretende juntar o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva no dia 15 de agosto no Parque do Ibirapuera. A programação do evento desse ano terá muitas atividades relacionadas com saúde natural e integral, do dia 11 ao dia 14 de agosto. Confira mais no site www.yogapelapaz.org.



Nenhum comentário:

Postar um comentário