Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Saúde hoje

Por Madu Cabral

O estado de saúde não deve ser apenas a ausência de doença. Hoje em dia, ouvimos muito sobre pessoas (se não nós mesmos) que se sentem mal, mas quando vão ao médico não encontram nenhum tipo de distúrbio diagnosticável pela medicina moderna. Nesse caso, o paciente ainda corre o risco de sair da visita médica com uma receita de antidepressivo ou remédio para dormir, os hits atuais da alopatia.
A saúde deve ser um estado de bem-estar físico, emocional e psicológico. Portanto, podemos começar pelas medidas já há muito divulgadas: exercícios físicos, alimentação saudável, horas de sono com qualidade. Mas a qualidade do que pensamos e sentimos deve ter o mesmo cuidado e atenção.

Para o corpo
Exercícios físicos já tiveram sua eficácia na manutenção da saúde mais do que comprovada. Vale qualquer um que movimente o corpo de forma equilibrada e faça você se sentir bem depois.
O Yoga tem como objetivo esse equilíbrio, não apenas do corpo, mas também da mente. E quem acha que Yoga é "muito parado" entrou na aula errada, existem vários tipos de estilos, uns menos tradicionais do que outros, mas servem todos os gostos.
A prática regular beneficia o corpo como todo, mas geralmente têm efeitos facilmente perceptíveis na qualidade do sono e da digestão, pilares de nossa saúde.

Para a mente
A natureza da mente é o fluxo contínuo de pensamentos. Esse fluxo varia em velocidade e quantidade conforme uma imensidade de variáveis internas e externas. De nossa comida até a quantidade de estímulos externos a que estamos expostos, tudo alimenta a nossa mente com mais ou menos qualidades. E se esse movimento mental foge do controle, nossa mente pode começar a "jogar contra" nossa saúde e felicidade.
Ainda nas soluções iogues, temos os exercícios respiratórios, que são os mais eficientes para acalmar a mente e nos livrar dos problemas de saúde atualmente mais comuns como estresse e derivados.

Cuidando para sempre
Vale também ressaltar que a saúde não é um estado a ser alcançado e pronto: "agora sou saudável e não preciso mais cuidar disso". Para manter a saúde, temos que equilibrar todos os estímulos externos o tempo todo, do clima à hora de ir dormir. Algumas dicas naturebas podem ajudar e vamos tratar disso nesse espaço.

Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (medicina natural indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz (www.yogapelapaz.org)


Nenhum comentário:

Postar um comentário