Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Um jantar na casa da Maharani de Jaipur

Fotos e texto: Marlei Caroli

“Tinha dia e hora marcada, mesa e roupa especialmente preparada. Todo o Universo conspirando, mas nós não sabíamos de nada!”

No dia anterior, fomos à loja de um amigo que vende joias, tapetes e sáris de seda incríveis, com cores e padrões que fazem uma mulher se sentir uma rainha.

Cada uma escolheu o seu e prontamente o alfaiate tomou nossas medidas para fazer um “Salwar Kameez” com a mais fina seda de Jaipur. Sugeriu modelos que mesclavam os estilos oriente e ocidente, brilhos e “bias binding” para finalizar. Saímos de lá encantadas com o tratamento de Maharanis!

Os rapazes escolheram batas maravilhosamente bordadas e tentamos convencê-los a usarem turbantes coloridos, mulheres sempre tentam...

Rumo ao mercado em busca de sapatinhos bordados, pulseiras, brincos, parecíamos um bando de adolescentes comprando acessórios para brilhar aos olhos de alguém naquela noite. E nem imaginávamos quem!

No dia seguinte, chegou a entrega devidamente embrulhada e enlaçada por uma grande fita que traduzia a cor do sári, assim cada uma identificou logo seu pacote. Um buquê de lótus e um prato com docinhos (os mais esquisitos) envolvidos em ouro e prata. Ouro e prata comestíveis!

Com a tarde livre, cada um planejou seu ritual de beleza. Eu escolhi uma massagem ayurvédica, aparar as unhas e esmaltar com um verniz transparente. Lavar e secar os cabelos que depois prendi deixando grossos cachos caírem dos lados e atrás. A maquiagem poderia ficar para sempre: olhos bem marcados, até com cílios postiços e meu bindi de rubi para arrematar. Very Maharani!

O Rambagh Palace faz a gente ter um gostinho de realeza – luxo e extravagância, reservado apenas para reis e rainhas. Quartos elegantemente decorados, corredores de mármore, varandas frescas, majestosos jardins, um eco da história em cada canto.

Nossa reserva era no Suvarna Mahal. Eu já havia estado lá como hóspede e visitante, mas desta vez ansiava por apresentar aos meus companheiros o ambiente grandioso, garçons educados, talheres de prata, pratos banhados a ouro, porcelana chinesa, copos de cristal, taças de rubi, um grande e preguiçoso ventilador de teto, castiçais de cristal, abajures de alabastro, espelhos florentinos.

A adega com uma extensa opção internacional, música clássica ocidental e rajastani ao vivo. Com essa assinatura o menu não poderia ser diferente: meticulosamente baseado na cozinha das casas reais da Índia (Jaipur, Mewar, Awadh, Hyderabad, Vijayanagar, Kashmir, Patiala, nomeando algumas delas).

Estávamos finalmente saboreando aquela comida deliciosa quando uma movimentação diferente, uma urgência começou a movimentar os garçons, os músicos, os cozinheiros. Pensei, um RATO, oh pobre de mim, tanto esforço, tanto preparo, tanta pompa, um jantar tão caro, por quê? Por quê? Por quê?

Não é que passa bem do meu lado! A Maharani de Jaipur, Gayatri Devi, a dona da casa! Que parecia flutuar num sári verde jade.

Eu li em seu livro coisas que me encantaram: uma vida política bem sucedida, beleza reconhecida e listada pela revista Vogue, ícone fashion, fundadora de uma escola para meninas em Jaipur e trabalhou para resgatar e promover a arte do Blue Pottery que eu amo. Com 86 anos mantinha toda sua majestade e traços visíveis de sua história de amor e glamour.

Por incrível que pareça nosso garçom disse que era a primeira vez que ela visitava o restaurante e que se alguns estavam avisados, eram poucos. Ela morava em Lilypool e quando tinha VIPs no hotel convidava-os para uma taça de champanhe ao fim da tarde em sua casa.

Mérito nosso, naquela noite ela veio até onde nós estávamos. Brindamos a ela: obrigada Maharani! Você fez aquela noite ainda mais inesquecível para nossos corações.


Nota: Daily Telegraph obituary – Year 2009
Gayatri Devi, who died on July 29 aged 90, was an Indian princess of renowned beauty whose life encapsulated the glamour and romance of the Raj.

(Maharani Gayatri Devi with Jacqueline Kennedy in 1962 Photo: TIME LIFE PICTURES/GETTY )



Um comentário: