Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Detox de primavera

Por Dr. Suhas

A chegada da primavera traz também o calor que tem, em nossos corpos, o efeito de "derreter" as toxinas, que inundam os canais microcirculatórios que carregam nutrientes para as células e resíduos para fora delas. Quando esses canais são obstruídos, podem fazer com que você se sinta cansado, lento e tóxico. Uma desintoxicação de primavera pode ser exatamente o que precisa para se sentir renovado e energizado novamente.

Faça uma dieta desintoxicante

Durante os meses de inverno comemos alimentos mais pesados e armazenamos mais gordura para nos fortalecer contra o frio. Infelizmente esses alimentos mais pesados nos levam ao acumulo de impurezas no sistema digestivo. O primeiro passo é liberar as toxinas com uma dieta leve e desintoxicante. Isso ajudará seu sistema digestivo a se livrar das toxinas que estão pesando em seu organismo.

• Coma alimentos quentes, leves e cozidos, como sopas.

• Favoreça as frutas de fácil digestão, legumes e grãos. Entre as frutas sugeridas estão ameixas secas cozidas, figos, maçãs, peras, abacaxi e mamão. Entre os legumes desintoxicantes encontramos folhas verdes, couve de bruxelas, repolho, brócolis e couve-flor. Sobre os cereais, coma pães frescos (sem fermento) como chapati, quinoa, cevada, amaranto, arroz e kanji (água de arroz cozido na proporção de oito partes de água e uma de arroz).

• Alimentos da estação com temperos desintoxicantes como cúrcuma, cominho, coentro, funcho, pimenta do reino e gengibre fresco.

• Coma alimentos frescos e orgânicos.

• Evite alimentos enlatados, congelados e processados, já que esses são difíceis de digerir e contribuem para o acumulo de toxinas.

• Mantenha-se distante de alimentos pesados como carne vermelha, restos, frituras, comidas oleosas, açúcar, bolachas e laticínios como queijo e iogurte. Todos esses são alimentos difícil digestão.

• Tome oito copos de água pura e filtrada por dia. Água quente ajuda a derreter as toxinas e facilita seu fluxo para fora do corpo.

• Se tiver fome entre as refeições, tome um corpo de leite fervido com uma pitada de cardamomo. Depois de cada refeição tome um lassi digestivo (três partes de água, uma parte de iogurte batido com cominho e sal) para ajudar na digestão.

• Evite comida e bebidas frias, pois estes interferirem na digestão e criam mais toxinas.

Mantenha uma vida mais descansada

Enquanto seu corpo elimina as toxinas, é importante ajudar no processo purificatório descansando mais. Durma pelo menos oito horas por dia, vá para a cama antes das 22 horas e acorde antes das 6 horas para ajudar seus canais microcirculatórios a se livrarem das toxinas. Mas evite dormir durante o dia, pois isso obstruirá os canais e impedirá que as toxinas fluam para fora do corpo.

• Evite esforço vigoroso ou esportes, mas mantenha seu corpo em movimento e sua digestão tonificada com exercícios suaves como Yoga e caminhadas de 30 minutos por dia.

• Faça uma automassagem diária com óleo aquecido para liberar as impurezas. Tome um banho quente para ajudar o fluxo das toxinas no sistema digestivo, onde podem ser eliminadas facilmente.

• Coma sua maior refeição no meio do dia, quando a digestão está mais forte. Faça um café da manhã leve (como uma fruta cozida) e coma uma sopa ou outro alimento leve no jantar.

• Faça suas refeições na mesma hora todos os dias, pois seu sistema digestivo funciona mais eficientemente quando em uma rotina regular.

Comece um plano de desintoxicação herbal

Depois de seguir a dieta e o estilo de vida desintoxicante por duas semanas, comece a seguir um plano de desintoxicação herbal. Você pode continuar essa etapa do processo por duas a seis semanas. Certifique-se de manter as duas outras etapas durante toda a desintoxicação para ajudar o corpo a liberar as toxinas.

• Tome triphala (preparado ayurvédico à base de três frutas) antes de ir para cama, todas as noites, para limpar o intestino.

• Beba de duas a três xícaras de chá de semente de cominho, coentro funcho e gengibre, de manhã e de noite, para limpar o fígado, o sangue, as glândulas sudoríparas e sistema eliminatório.

O Ayurveda recomenda que siga a mesma dieta e estilo de vida recomendado por uma semana depois de completar o plano herbal. Dedique algum tempo para acostumar seu corpo em sua dieta e estilo de vida normal, dê a ele uma chance de se ajustar gradualmente. Essa é na verdade a parte mais importante de toda a limpeza: evitar sobrecarregar sua digestão com alimentos pesados depois da limpeza.

No fim de sua limpeza de primavera você deve estar se sentindo mais leve, mais saudável e mais energizado. Você pode observar que suas articulações estão mais livres e pode ter até perdido algum peso.

Para prevenir o acúmulo de toxinas depois do fim da desintoxicação, você deve se certificar de que sua digestão está funcionando bem e regularmente.

Leia mais sobre desintoxicação segundo o Ayurveda.

Dr. Suhas Kshirsagar, BAMS, MD participou do II Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda, é um médico treinado nas tradições ayurvédicas e recebeu medalha de ouro por prestígio da Pune University. 
Rig Vedic Bramhin por tradição e um médico realizado por prática, ele é um médico especializado em astrologia védica e conselheiro védico.
Trabalhou com sua santidade Maharishi Mahesh Yogi por mais de dez anos. Viajou muito pelo mundo, ensinando medicina ayurvédica, jyotish (astrologia) e vaastu (arquitetura indiana). Foi diretor da Maharishi College of Vedic Medicine, professor da Maharishi University of Management e diretor-médico no centro Raj Pancha-Karma, EUA.


Um comentário:

  1. Olá,
    O artigo está legal mas há uma info incorreta: Triphala é a combinação de três frutas ayurvédicas: amalaki, vivitaki e haritaki -, não confundir com Trikatu, que é a combinação de três condimentos quentes.

    ResponderExcluir