Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vegetariano desde cedo



Por Mariana Mesquita

Meu filho é vegetariano desde a gestação, e sempre me perguntaram como eu fazia para “complementar” a alimentação dele.

Confesso que acho essa pergunta um tanto equivocada, já que nenhum alimento é insubstituível e muito menos exclusivo em relação à sua composição nutricional.

Na era das fast foods infantis e papinhas prontas vendidas em qualquer esquina, eu me organizo diariamente para preparar com amor e carinho a refeição do meu filho, dou preferência aos alimentos orgânicos, sazonais, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas. Com uma alimentação fresquinha e completa, por que haveria de faltar algum nutriente?

E aí vem aquele monte de pergunta: "o que ele come de proteína, B12, ferro?". Adoro responder que a “mãe Terra” nos dá tudo isso nos alimentos que eu já descrevi acima.

Não sou aquela mãe que vai ao pediatra perguntar o que deve fazer para que o filho coma brócolis, cenoura, beterraba, frutas; eu não tenho essas dificuldades e, sabe de uma coisa? Ele tem um apetite de leão, e quem é vegetariano sabe que dificilmente nos sentimos pesados após a refeição. Já quando se come carne, o organismo leva 72 horas para digerir e aí é claro que a criança não tem fome, ela está usando toda sua energia para assimilar a comida ingerida.
 
Falo da minha experiência para que as mães que são vegetarianas acreditem, não tenham medo ou insegurança na hora de decidir se seu filho poderá seguir a sua opção e também ser vegetariano. Já fiz exame de sangue para ver se ele estava saudável e foi impressionante o resultado: B12, ferro, zinco, tudo na medida certa. O colesterol ruim e a glicose estavam bem baixos, já o HDL estava lá em cima, confirmando a minha teoria e me enchendo de satisfação por estar criando meu filho extremamente saudável. ACREDITEM!

Veja várias receitas vegetarianas para seu pequeno AQUI.

Mariana Mesquita é terapêuta ayurvedica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário