Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ciência da Vida


Por Mariana Mesquita

A medicina ayurvédica é parte da ciência védica que utiliza em seus tratamentos terapêuticos plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, Yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia. O ayurveda reconhece os tipos individuais e nos ajuda a entender nossas particularidades, nossas tendências.

Além de técnicas curativas, como massagens e medicamentos fitoterápicos, o tratamento ayurvédico baseia-se muito na alimentação. Mas o grande segredo deste conhecimento milenar é que todo o tratamento é indicado a partir da determinação do princípio metabólico que liga a mente e o corpo do paciente, que os indianos chamam de dosha (saiba mais).

Quando os doshas estão em equilíbrio, o resultado é uma saúde vibrante com preciosos níveis de energia. Mais quando este delicado equilíbrio é incomodado, o corpo se torna suscetível a estresses exteriores, como os vírus, as bactérias, um trabalho sobrecarregado, uma alimentação incorreta. O desequilíbrio nos doshas é o primeiro sinal que o espírito, a mente, o corpo do sujeito não se encontram em perfeita sintonia. A alimentação incorreta provocará um aumento de agni (foco gástrico, saiba mais AQUI) e uma incorreta digestão da comida: tudo isto provocará a formação das toxinas (ama). O aumento das toxinas provocará, a seguir, a doença.

Para o indivíduo ter o corpo sadio é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos cinco elementos, que consumimos em forma de alimento. 

Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um bom agni é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. No ocidente costuma-se dizer: "você é o que você come"; mas pode-se dizer que a medicina indiana vai além: "você é o que você consegue digerir". 

Mariana Mesquita é terapeuta ayurvédica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário