Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A tranformação pelo toque



Por Alda Martinelli (trecho extraído do livro Yoga Massagem Ayurvédica – A Transformação pelo Toque)

Ciências milenares da cultura indiana, Yoga e Ayurveda tiveram seus conhecimentos combinados pela mestra Kusum Modak ao longo das últimas décadas, para dar vida à Yoga Massagem Ayurvédica.

Considerada por especialistas de diversas partes do mundo uma das mais completas técnicas de massagem, a YMA mescla procedimentos da massagem tradicional indiana com posições da Yoga. Ou seja: os deslizamentos, amassamentos e pressões com as mãos e os pés estimulam a circulação e aquecem a musculatura e as articulações, preparando o corpo para as flexões, torções e alongamentos baseados nas posturas da Yoga.

Além de trabalhar todos os músculos e as articulações, a YMA atua também sobre a respiração, a circulação sanguínea e a energia vital, proporcionando o reequilíbrio do indivíduo e, logo, dos seus doshas – os humores. Por sua complexidade, sofisticação e intensidade, ela traz benefícios em todos os níveis: físico, mental e energético.

A criadora
Caçula de três filhos, Kusum nasceu no dia 28 de abril de 1938. Durante toda a sua infância e juventude, Kusum sofreu com problemas de saúde, particularmente na coluna. Durante mais de 20 anos, percorreu uma longa, diária e disciplinada jornada na Yoga, sempre sob a orientação do exigente Shri B.K.S. Iyengar em seu instituto, em Pune. Os resultados no seu corpo foram tão surpreendentes que ela, anos depois, passou a adotar os alongamentos e as torções da Yoga em seu trabalho de massagem.

De família brâmane, ela tomou ainda jovem duas decisões corajosas sob o ponto de vista da cultura indiana: de não se casar e, depois, de dedicar-se totalmente à Yoga Massagem Ayurvédica, técnica que criou há mais de três décadas.

Aos 40 anos de idade, Kusum teve dois encontros que iriam transformar completamente sua vida. O primeiro foi com o iogue Iyengar e o segundo, com o mestre Limaye, homem simples, mas profundo conhecedor da arte da massagem tradicional indiana. A sensibilidade e a sabedoria desse último mestre despertaram em Kusum a força da cura, introduzindo-a nos caminhos da massagem.

Mãos à obra
A cabeça pode ser considerada o quartel-general do nosso corpo. Nela encontram-se, entre outras coisas, o encéfalo, centro de controle do corpo e sede da consciência; a face e as expressões que exteriorizam nossos sentimentos; e quatro dos nossos cinco órgãos dos sentidos.

Nos últimos minutos da sessão, o terapeuta se concentra no rosto e na cabeça do paciente, que já deve se encontrar em profundo estado de repouso. A massagem no rosto relaxa os músculos cansados e tensos e nutre a pele. Os movimentos ativos e enérgicos estimulam a circulação e oxigenam o sangue da área, eliminando resíduos e deixando a pele corada e revitalizada.

Importante: certificar-se de que o paciente não esteja usando lentes de contato. Não usar pó no rosto.

Deslizamentos da mandíbula às têmporas

O terapeuta, com movimentos firmes e suaves, massageia o rosto do paciente com deslizamentos que se iniciam na mandíbula e terminam nas têmporas.
Principais músculos trabalhados: mentual (mandíbula), masseter, temporal, frontal, orbicular da boca, orbicular dos olhos, prócero, zigomático maior e menor.

Osso zigomático

Aqui, o terapeuta massageia com os polegares a região onde se localizam os sínus.
Principais músculos trabalhados: zigomático maior e menor.

Orelhas

Após massagear as orelhas do paciente, o terapeuta puxa-as levemente para baixo e para cima. Na orelha existem pontos-reflexo relacionados ao corpo todo.

Sobrancelhas

Pequenos pinçamentos são feitos com o polegar e o indicador em toda a sobrancelha do paciente, estimulando a musculatura ao redor do olho.
Principais músculos trabalhados: orbicular do olho e frontal.
Benefícios: estas manobras finais tonificam e rejuvenescem a musculatura da face, promovendo alívio em casos de congestão nasal e sinusite (massagem no osso zigomático), insônia (massagem na orelha) e nas cefaleias e enxaquecas (massagem nas sobrancelhas). Os deslizamentos na mandíbula auxiliam no tratamento da Síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) e de zumbido no ouvido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário