Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Entrevista com Maya Tiwari


Participante Yoga pela Paz 2011
20 de agosto, das 17h as 19h: Palestra sobre não violência no SESC Ipiranga (agenda completa AQUI e currículo AQUI)
22, 23 e 24 de agosto: Workshop sobre o Poder Feminino de Cura, no Yoga Flow CIYMAM (agenda completa AQUI)

Como você começou no caminho do Yoga? Comecei minha prática muito nova. Meu pai foi um grande iogue, praticava todas as manhãs e nós crianças nos juntávamos a ele como brincadeira. Fui criada em um lar hindu muito devoto, com pujas (cerimônias), ritos e oferendas todos os dias. Quando cresci, viajei para estudar as práticas de orações, mas perdi contato com minha prática de Yoga. Tive um câncer de ovário aos 23 anos, retomei minha vida de Yoga e comecei a desenvolver conexões internas mais profundas com práticas de sadhanas (práticas diárias) com a alimentação, respiração e som que se tornaram o trabalho principal de recuperação em Ayurveda Sadhanas conhecido como Wise Earth Ayurveda. O corpo de trabalho no Yoga consiste em Brincando de Yoga para Crianças, que ajuda as mais desfavorecidas a recuperar a saúde física, emocional e espiritual; os Passos de Cura – prática profunda de Yoga com micromovimentos que tem sido a espinha dorsal do trabalho que realizamos no Mother Om Mission. Essas práticas ajudam a recuperar os movimentos, fortalecer o prana (energia vital) e recuperar a vida espiritual.

Como a prática mudou sua vida? Essa jornada tem sido longa e profunda, repleta de descobertas. Aprendi sobre mim mesma um ser que se desdobra continuamente sob a Luz Maternal. Sei que estou a cada dia me tornando mais iluminada nessa jornada em direção a moksha (liberdade de todas as correntes das ações e reações). Há algum tempo me curei de karmas (ações) e cicatrizes ancestrais das quais me tornei consciente durante a época que convivi com o câncer, senti a completude de liberdade do meu espírito, um sentimento do qual sempre estive consciente. Quando criança, sempre sonhei com meu corpo voando com a facilidade de um balão pelo céu. A leveza do ser tem sido minha companhia constante, hospedada em um ser que se sente tão velho quanto a pele enrugada de um crocodilo e por todos esses anos, me senti iluminada por mil luas.

Depois do câncer, me afastei da vida material no ramo da moda e nunca olhei para trás. Tomei uma vida de sadhaka, aquele que vive em harmonia com a Mãe Natureza, que sabe que todos os prêmios e riquezas podem ser encontrados em nós mesmos seu alimento, respiração, som e amor. Fui privilegiada pela Graça Divina por dividir meu entendimento com outros que buscam uma vida de equilíbrio. Agora, nessa época crítica e madura de minha vida, continuo buscando a completude do conhecimento que vem da completa devoção de minha vida ao Amor a amar, envolver e dividir a luz com cada uma das pessoas e seres enquanto me assento em mim mesma.

Como o Yoga pode modificar o mundo coletivamente? O propósito do Yoga é o descobrimento da harmonia interna, bem-estar e paz. Uma das formas comprovadas de expandir a consciência é a védica. Se cada um de nós conseguir se comprometer com a harmonia interna, ahimsa (não violência), teremos uma poderosa paz permeando cada um dos corações no mundo. Aplicando o Yoga como forma de conquistar e fortalecer nossa consciência individual, ajudaremos na ignição da chama eterna do Amor e Sabedoria que afetará e curará tudo. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos. Transformação começa dentro de nós! Essa é a mensagem e o trabalho do tour mundial que tenho feito chamado Living Ahimsa. Quanto mais luz conseguimos dar para contribuir com a consciência universal coletiva, mais o mundo inteiro é confortado por gentileza, nutrição pelo amor e banhado em consciência. Esse é o propósito sagrado de minhas viagens pelo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário