Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Yoga do Som

Por Madu Cabral

Os efeitos terapêuticos do som são utilizados pelo Yoga e pela medicina ayurvédica há séculos. Recentemente o ocidente começou a utilizar algumas dessas práticas como tratamento complementar aos males do corpo, mente e espírito. O músico Krucis, que toca sitar e faz o Canto dos Harmônicos da tradição Sufi, explica melhor como é e quais são os benefícios da prática do Nada Yoga, o Yoga do som.

O que é Nada Yoga
? Nada Yoga é uma antiga ciência do som usada para limpar nosso sistema emocional, para clarear a nossa vida.

Qual o objetivo da prática?
O objetivo da prática é entrar em contato com a escuta interna em qualquer situação da vida e pode ser feita junto com a prática dos asanas (posturas do Yoga).

Quais seus benefícios?
O beneficio principal é criar um hiato em nosso Ser, uma pausa na turbulência, a “calma no olho do furacão”.

Como seria um exercício desta prática?
A prática que recomendo é entrar em contato com o silêncio entre os pensamentos, procurar a pausa entre as notas musicais. Especialmente ao ouvir a música clássica indiana, no final o que sobra é o Nada que em sânscrito significa som. Nesse momento, o que vivenciamos é chamado de Nada Brahma que quer dizer "Deus é som". Ninguém consegue ver Deus, assim como ninguém consegue ver o som, mas aquela vibração toca a sua alma e então você pode sentir.

Krucis participou do evento Yoga pela Paz 2010 e dará um workshop em Porangaba (SP) de 4 a 6 de dezembro.



Um comentário: