Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Criado no Yoga

Por Madu Cabral

A prática de Ashtanga Vinyasa Yoga se tornou muito popular no ocidente por ser uma prática fisicamente exigente. A tradição está baseada em seis sequencias fixas de asanas (posturas do Yoga) que evoluem em grau de dificuldade. As posturas são feitas com a prática de vinyasa, ou seja, são sincronizadas com a respiração.

Esse sistema foi organizado pelo famoso guru indiano Patthabi Jois e seu mestre, o pai do Yoga moderno, Krishnamacharya e inspirou a criação de muitos métodos de Yoga moderno como o Power Yoga e o Vinyasa Flow.

Com a morte de Patthabi no ano passado, seu filho Manju Jois se compromete a continuar os ensinamentos da tradição e viaja o mundo ensinando o método.



Qual a origem do Ashtanga Vinyasa Yoga?
O Ashtanga nasceu na Índia e é um sistema de prática para o corpo e o espírito. Foi uma prática sistematizada pelo guruji Patthabi Jois, falecido em 2009, para oferecer para os alunos uma maneira simples de praticar Yoga. Sou o filho mais velho de Patthabi e pretendo continuar os ensinamentos dessa tradição.

Qual o propósito dessa prática?
O Ashtanga Yoga é uma disciplina que ajuda o corpo a estar em bom estado para que os pensamentos se acalmem. Essa tradição ajuda os alunos a terem foco e equilíbrio em seu dia a dia. Quando a mente se acalma podemos ter uma vida onde corpo e espírito estão unidos.

Como seu pai lhe apresentou a prática?
Quando eu tinha sete anos comecei a imitar meu pai enquanto ele praticava asanas. Aos 12 ele começou a me ensinar a tradição do método do Ashtanga.



Como a prática se desenvolveu ao redor do mundo?
Não era uma cultura muito conhecida no ocidente até 1975, quando eu e meu pai fomos para os EUA, foi um grande evento. Sr. Iyengar já tinha ido antes de nós. Plantamos uma semente e lentamente o Yoga foi crescendo, as pessoas começaram a entender que essa é a melhor coisa que podem fazer por seus corpos e mentes.

Como é sua prática pessoal?
Pratico todos os dias os asanas (posturas), exercícios de pranayamas (respiratórios) e recitação dos mantras védicos.

Tiveram modificações nas sequências do Ashtanga com o decorrer do tempo?
Sim, muitos professores de Yoga complicaram o sistema e com isso corremos o risco de que os ensinamentos originais se percam. A forma como você aprende deve se exatamente igual à forma como você ensina. Em minhas aulas, ensino a maneira tradicional assim como meu pai me ensinou.


Manju Jois estará em Florianópolis (SC) pela terceira vez esse ano, de 09 a 15 de abril. Mais informações: http://ashtangasoul.blogspot.com/p/cursos-e-eventos.html
Contato: anaclaudiayoga@gmail.com
Fone: (48) 9981-7777


Um comentário:

  1. Gente,

    Ele vai estar só no sul??? Não virá a São Paulo???
    Adorei a matéria..
    Parabéns..
    Obrigada

    ResponderExcluir